Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Incitel 2016 proporciona troca de experiências e conhecimentos entre estudantes

inatel-incitel-sessoes-tecnicasEntre os dias 2 e 4 de maio, o Inatel foi palco de um encontro que reuniu universitários de todo o país para apresentarem seus trabalhos de Iniciação Científica. O Incitel 2016 contou com 150 participantes, envolvendo alunos, ex-alunos e estudantes de outras universidades que apresentaram artigos nas mais diversas áreas.

Projetos na área de Saúde, voltados para tratamento de pessoas idosas ou com deficiência, na área de Computação, destinados a controle de acesso e desenvolvimento de aplicativos, na área de Automação, com foco em robótica e inteligência artificial, e em Telecom, com aplicações em Smart Grid, IoT e 5G, fizeram parte da programação.

Mas, como em todos os anos, além da quantidade de inovações apresentadas no evento, o que mais chamou atenção foi a interação e a troca de experiências entre os participantes. O aluno do 7º período do curso de Engenharia Biomédica do Inatel, Dioni Rafael Ribeiro, confirma essa percepção. "O encontro nos permite ver diferentes abordagens e outros pontos de vista sobre o que estudamos em sala de aula", afirma.

inatel-incitel-sessoes-tecnicas-2Dioni apresentou um projeto que desenvolve dentro do Centro de Desenvolvimento e Transferência de Tecnologia Assistiva (CDTTA) voltado para a identificação de bordas de feridas por meio do processamento de imagens. "O Inatel nos prepara para atuar em várias vertentes, tanto na indústria quanto em pesquisa, e o Incitel é um cenário onde podemos colocar em prática nossa habilidade de apresentar nosso conhecimento, divulgar nossos trabalhos e trocar ideias com outros pesquisadores", acrescenta.

Os alunos do curso de Engenharia de Energia da PUC Minas, Túlio Chaves e Diego Volpato também aprovaram não só a integração promovida no evento, como também a forma como é realizado. A dupla apresentou um estudo de casos sobre a viabilidade de parques eólicos no país.

"O evento é bastante incentivador para jovens que querem fazer Iniciação Científica e percebi que a faculdade apoia muito esse tipo de iniciativa. Gostei muito do nível dos alunos que apresentaram projetos bem interessantes que podem contribuir para o futuro do país", reforça Diego.

A 28ª edição do Incitel contou com a apresentação de 65 artigos, cujos anais estarão disponíveis na próxima semana no site www.inatel.br/incitel

Clique para ver as fotos do evento.

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

Telefone +55 (35) 3471-9200

Whatsapp +55 (35) 99951-8800