3º Startup Weekend Inatel atrai empreendedores do Sul de Minas

inatel-StartupWeekend-2016 954 horas dedicadas a transformar uma ideia em startup. Assim, 120 empreendedores destinaram o fim de semana, dos dias 29 de abril a 1ª de maio, para o Startup Weekend Inatel que tinha como tema "O que desafia, inspira, transpira e transforma!". Estiveram presentes startupers de Pouso Alegre, Lavras, Varginha, Itajubá, Alfenas, Poços de Caldas, Itabira, entre outras cidades e também alunos, professores e colaboradores do Inatel. Em sua 3ª edição, o evento foi a oportunidade de diferentes perfis debaterem ideias, criar novas amizades e trabalhar para produzir um MVP (Mínimo Produto Viável) e comprovar a demanda mercadológica dos produtos criados pelos grupos.

inatel-StartupWeekend-2016 8As atividades tiverem início na sexta-feira, 29, com a palestra do Guto Ferreira. Muito empolgado, Guto animou os participantes falando sobre propósito e legado, o valor de acreditar nos sonhos e desenvolvê-los e ressaltou também a importância em participar de eventos como o SWInatel. "Essa é a oportunidade que todos vocês terão de pensar diferente, fora da caixa e dar início a construção de um sonho e tentar torná-lo realidade", disse.

Finalizada a palestra, os participantes tiveram o palco aberto para compartilhar suas ideias e inspirar outros a se juntarem a seus times, através da apresentação de pitches. As 16 ideias mais votadas foram escolhidas e desenvolvidas como startups.

inatel-StartupWeekend-2016 16Após essa divisão, foram horas dedicadas à produção de um modelo de negócios de sucesso utilizando a metodologia canvas, discussões, aprimoramento do projeto, intervenções dos tutores, reavaliação do projeto até a apresentação que foi realizada na noite do domingo, 1ª de maio.

A apresentação final foi julgada por importantes empreendedores como o responsável pelo programa Teléfonica Open Future no Brasil, Renato Valente - que também está à frente da aceleradora do Grupo, a Wayra. O Diretor de marketing da Ericsson América Latina, Jesper Rhode, o Gerente de venture capital da Inseed Investimentos, Edsmar Resende e o Bacharel em Relações Econômicas Internacionais pela Universidade Federal de Minas Gerais, Felipe Mariani que participa ativamente de diversas iniciativas do ecossistema mineiro de empreendedorismo e inovação.

inatel-StartupWeekend-2016 59A Startup WaterSaving, que desenvolveu um dispositivo eletrônico para economizar água em sistema de aquecimento solar foi a grande vencedora do SW Inatel. O segundo lugar ficou com o produto Easy Fix, um aplicativo que gere e simplifica manutenção preventiva de equipamentos hospitalares e o terceiro colocado foi o aplicativo Unlock BR/USA que conecta pessoas com mesmos interesses para praticar outro idioma.

"Mais importante do que vencer, foi ter participado desse Startup Weekend Inatel. Em anos como educador, foi a primeira vez que pude vivenciar algo com tanto entusiasmo. Aconselho a todos meus colegas de profissão para que se tiverem oportunidade participem também. Mas vencer com um produto que toda a equipe se empenhou para torná-lo realidade em apenas um fim de semana foi muito gratificante", ressaltou Afonso Celso Soares, especialista de Sistemas pelo Inatel Competence Center e Professor Adjunto de Engenharia de Software para o Curso de Engenharia da Computação e Coordena cursos de pós-graduação relacionados à computação, participante da Startup WaterSaving.

inatel-StartupWeekend-2016 47Além das três startups vencedoras, outra três foram selecionadas para integrar o processo seletivo para a participação no Crowdworking Vale da Eletrônica, o primeiro espaço de inovação criado no país como parte do Programa Telefónica Open Future, que engloba as iniciativas de incentivo ao empreendedorismo do Grupo Telefónica. As 6 equipes foram convidadas a disputar vagas com as outras 36 já classificadas no programa. Elas participarão do pitch final apresentando seus produtos e se selecionadas poderão desenvolver suas ideias e impulsionar suas startups contando com a parceria Inatel, a Ericsson e a Telefónica.

As startups selecionadas foram a Easy Pic, que desenvolveu um aplicativo editor de fotos para pequenos negócios, a Sunflower que propôs um dispositivo que aumenta a eficiência energética de painéis solares e a startup Fixcity com o aplicativo que permite aos cidadãos postarem demandas para órgãos públicos como prefeituras. "O que foi muito interessante e inovador nesse Startup Inatel é que tivemos muitos projetos bons e inovadores e também tivemos muitos produtos que desenvolveram o hardware e não priorizaram somente o software. Isso nos mostra que é possível empreender em pouco tempo e com qualidade.", ressaltou o coordenador do Núcleo de Empreendedorismo do Inatel, Rogério Abranches.

Confira as fotos do evento.

 

inatel-StartupWeekend-2016 62

@ Entre em contato

Inatel - Instituto Nacional de Telecomunicações

Av. João de Camargo, 510, Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

+55 (35) 3471.9200 | inatel@inatel.br

Escritório Inatel SP

WTC Tower, 18º Andar - Conjunto 1811/1812

Av. das Nações Unidas, 12551 - Brooklin Novo - São Paulo - SP

+55 (11) 3043.6015 | inatel.sp@inatel.br