Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Projeto do Inatel premiado pela Algar Telecom segue em fase de desenvolvimento

O projeto PCRF faz parte da Startup incubada Spark Telecom

IMG 7758A premiação do Desafio Algar foi realizada durante a abertura da 35ª FetinA recém-graduada em Engenharia Elétrica pelo Inatel, Marília Bontempo e seu irmão Marcos Henrique Bontempo, aluno do 5º período de Engenharia de Telecomunicações foram os vencedores do Desafio Algar e seguem desenvolvendo o projeto vencedor na Incubadora do Instituto.

O desafio, lançado durante a 34ª Fetin, foi uma parceria entre Inatel e a empresa Algar Telecom que propôs aos alunos o desenvolvimento de um protótipo de Elemento de Controle de Rede Telecom. Segundo o Coordenador de Planejamento Integrado da Algar Telecom, João Henrique de Souza Pereira, esse desafio trouxe possibilidades do incentivo conjunto para o desenvolvimento de tecnologias brasileiras. "A iniciativa deste Desafio pode vir ajudar a levar soluções com tecnologia de ponta, melhores e mais acessíveis, para a sociedade brasileira e ajudar o país a reduzir sua dependência de soluções internacionais", ressaltou.

Os irmãos, conforme explicou Marcos, aproveitando a oportunidade de juntar a área de estudo no Inatel, Telecomunicações, junto com programação, desenvolveram um projeto para participar do Desafio. "Sempre foi um desejo nosso de conciliar essas duas áreas. Gostamos de programar, mas até então não havíamos desenvolvido nada associado a telecomunicações. Aproveitamos essa oportunidade para desenvolver o PCRF e participar do desafio", disse.

O PCRF, um software desenvolvido para o concurso, é responsável por fazer controle de crédito e tarifação de telefonia móvel sobre os usuários. O principal foi a construção de um software nacional, buscando diminuir custo para as operadoras. "A Algar nos relatou sobre a dificuldade em adquirir software de qualidade aqui no Brasil, tendo que importar esses conhecimentos com custo bastante elevado. Passamos então a desenvolver um produto nacional, com qualidade, personalizado para a operadora de forma que ela possa reduzir os seus custos", relatou Marcos.

IMG 7761Os irmãos Marília e Marcos Bontempo vencedores do Desafio AlgarO projeto foi apresentado e recebeu bastantes elogios dos executivos da Algar. "A equipe vencedora está de parabéns por toda sua dedicação, empenho e resultados. Eles conseguiram quebrar uma barreira tecnológica complexa e desenvolver uma solução não existente no mercado nacional. Realmente os participantes do projeto vencedor e toda a equipe do Inatel que apoiou estão de parabéns pela diferença que fizeram", finalizou João Henrique.

Hoje o projeto integra a startup Spark Telecom, residente na Incubadora de Empresas e Projetos do Inatel, oferecendo soluções de ponta para o setor de Telecomunicações, com foco na virtualização de funções do core de redes de telefonia móvel. Marília falou sobre a importância do Desafio Algar para o desenvolvimento da empresa. "Foi extremamente gratificante receber esse prêmio de uma empresa do porte do Grupo Algar. Ele definitivamente mudou nossas vidas, pois com o dinheiro recebido como prêmio investimos em nosso próprio projeto, abrindo um Startup com promessas de grandes projetos para os próximos anos. Além do prêmio em dinheiro, hoje temos uma parceria de cooperação tecnológica com a Algar para o desenvolvimento de nosso produto utilizando planejamento estratégico no aprimoramento e aplicabilidade de nosso produto", finalizou Marília.

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

+55 (35) 3471 9200