Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Semana Tecnológica do Inatel: Fetin, eventos técnicos e culturais atraem milhares de pessoas

Feira Tecnológica, palestras, workshops, mostras de artigos científicos, cursos, shows de música e dança, e várias outras apresentações foram o destaque da Semana Tecnológica do Inatel, realizada nos dias 14 a 18 de outubro. Durante este período, alunos, professores, visitantes, caravanas de outras cidades e a comunidade santa-ritense puderam participar de eventos especialmente programados por especialistas e realizados em todo o campus do Instituto.foto1p24

A Semana Tecnológica faz parte do planejamento acadêmico do Inatel e é organizada com o objetivo de enfatizar os trabalhos de tecnologia e culturais desenvolvidos pelos alunos, possibilitar oportunidades de negócios, destacar novos talentos, promover eventos que possam contribuir na carreira profissional dos futuros engenheiros e apresentar à comunidade o resultado do trabalho acadêmico desenvolvido pelo Instituto.

Incitel, Palestras e Minicurso
O Encontro de Iniciação Científica do Inatel - Incitel reuniu apresentações de artigos científicos dos estudantes de Engenharia Elétrica e da Computação do Instituto, além de alunos da Universidade do Vale do Sapucaí - Univás, Faculdade de Administração e Informática - FAI e Universidade Geraldo di Biase, de Volta Redonda. Foram 42 artigos nas áreas de Telecomunicações, Informática, Eletrônica, Computação, Engenharia Biomédica e Ciências Sociais Aplicadas, apresentados para uma banca de professores e estudantes de graduação.

Realizadas entre os dias 14 e 16 de outubro, as palestras reuniram um público de mais de mil pessoas para assistirem a temas como Sistemas de Comunicações Móveis de 3ª Geração, Empregabilidade na Engenharia, TV Digital e outros, apresentados por executivos do Inatel Competence Center, da empresa IBM e, encerrando a programação, o vice-presidente de redes da Vivo, Javier Rodriguez Garcia, falando sobre o tema "Vivo - uma visão de rede, gestão e processos".

No dia 17, a área de Educação Continuada do Inatel Competence Center também ofereceu o minicurso "Comunicação Celular em Equipamentos Embarcados", em parceria com a empresa Telit, uma multinacional que atua na área de telefonia celular e comunicações GSM / GPRS e 3G.

Workshops e Programa Jovens Talentos
Durante a Fetin foram promovidos eventos abertos à participação da comunidade em um stand dentro da Feira e atividades específicas voltadas aos alunos, como o Programa Jovens Talentos, que apresentou temas ligados à Empregabilidade, ministrados pela psicóloga do Inatel, Elza Corrêa.

Também no stand foram apresentados sete workshops, com temas atuais nas áreas de Web 2.0, Internet, TV Digital, jogos eletrônicos, entre outros. Os Workshops e o Programa Jovens Talentos foram organizados pelo Núcleo de Estágios e Serviços Profissionais - NESP em parceria com a Empresa Júnior, ambos do Inatel.

Outros eventos
Junto à Semana Tecnológica, o Inatel também promoveu o Dia do Coordenador, que contou com a participação de profissionais da área de educação das cidades de Santa Rita, Varginha, Campanha e Poços de Caldas. Eles assistiram a palestras ministradas pelo Prof. José Geraldo de Souza, assessor de planejamento acadêmico do Inatel e pela Profª Cláudia Marinho, consultora de recursos humanos da FAI.

A Olimpíada da Computação para o Ensino Médio reuniu estudantes das cidades de Campanha e Varginha, e as nove Caravanas com 400 estudantes de Ensino Médio vieram conhecer o campus do Inatel, trazendo visitantes de cidades como Belo Horizonte, Itajubá, Poços de Caldas e Volta Redonda.

Shows de dança, música e comédia, apresentados por artistas da comunidade e de outras cidades, deram o tom de descontração na Semana Tecnológica. Entre as bandas que mostraram seu trabalho durante o IX Festival de Arte e Música do Vale da Eletrônica - Festitel, a vencedora foi a BBJeff, de Santa Rita do Sapucaí.

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

+55 (35) 3471 9200