Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

3º edição do “Torneio Arduino Challenge” começa neste sábado

inatel arduino saolourenco LaserEquipe do Torneio Arduíno Challenge durante competição em São Lourenço em 2015Tem início no dia 09 de abril, a 3ª edição do projeto "Torneio Arduino Challenge". Realizado pelo Inatel, a iniciativa visa desafiar alunos do 9° ano do Ensino Fundamental e 1° ano de Ensino Médio e despertar o interesse pela Engenharia, através de uma competição entre estudantes do sul de Minas Gerais.

A expectativa esse ano é que participem cerca de 320 alunos de 20 escolas das cidades de Alfenas, Campanha, Varginha, Três Corações, Itajubá, Ouro Fino e Pouso Alegre. As escolas Escola São João COOPERCAMP e Externato Nossa Senhora de Lourdes - CEDEC, da cidade de Campanha, serão as primeiras a receber o torneio.

O Arduino Challenge é divido em quatro etapas: treinamento online, fase classificatória, semifinal e final. No treinamento online os alunos recebem videoaulas separadas em dois módulos: hardware e software, onde é apresentada a plataforma Arduíno. Já a fase classificatória acontece no próprio colégio dos alunos, dividida em dois momentos: Treinamento presencial, onde há um review de todo o conhecimento abordado nas videoaulas e a competição onde os alunos são desafiados em 06 missões distintas. A equipe que terminar todas as missões em menor tempo ou fizer o maior número de missões, sairá vencedora e representará o colégio na semifinal. A semifinal e final acontecem no Inatel durante a Feira Tecnológica do Inatel, 35ª Fetin no mês de outubro.

inatel arduino saolourenco 27Para o instrutor do torneio, Engenheiro Diego Henrique da Costa, participar do projeto é a oportunidade dos alunos do ensino fundamental e médio conhecerem o mundo da engenharia. "Essa é a oportunidade desses alunos experimentarem o fantástico mundo da engenharia, vivenciando a conexão do abstrato (mundo das ideias) com o concreto (realidade). Através da competição e muita diversão, eles aprendem, compreendem e exercitam conhecimentos voltados para a área de programação, eletrônica e robótica. É a união do entretenimento com a educação, resultando em um processo de aprendizagem extremamente eficiente", ressaltou Diego.

A competição segue de abril a outubro e conta com a participação de seis bolsistas do Inatel auxiliando a equipe. "Muitas crianças ficam inseguras quanto a que carreira seguir e acredito que essa aproximação delas com a engenharia possa ajudar na hora da escolha do curso de graduação. Como bolsista deste projeto, espero me doar ao máximo para contribuir com o torneio, pois sei que o fruto deste vai ser muito gratificante e toda a experiência que vou adquirir ao longo da jornada será muito importante.", finalizou Luís Gabriel Carvalho Silva, bolsista do projeto e aluno do 1º período do curso de Engenharia de Telecomunicações.

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

+55 (35) 3471 9200