Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Fetin mostra o futuro da tecnologia em primeira mão

fetinmodeloA feira acontece de 16 a 18 de outubro no campus do Inatel

Na 27ª edição da Feira Tecnológica do Inatel – FETIN, os alunos dos cursos de graduação da instituição irão expor projetos nas áreas de Telecomunicações, Informática, Eletrônica, Automação e Engenharia Biomédica. O evento desafia os estudantes a projetarem inovações tecnológicas que poderão se transformar em produtos e cria um ambiente para a geração de novos negócios.

A feira também é ponto de encontro para estudantes. Todos os anos, caravanas de todo o país visitam a FETIN. Durante a feira, a Comissão do Vestibular acompanha as caravanas e promove diversas atividades como a Olimpíada da Matemática, voltada aos alunos do ensino médio e o Dia do Coordenador, destinado aos professores. O objetivo do Inatel é despertar nos jovens o interesse pela engenharia.

Além de conhecer os projetos, os visitantes da FETIN também podem participar de workshops gratuitos realizados no ambiente da feira que abordam temas ligados à tecnologia e são ministrados por alunos e especialistas do Inatel.

Este ano, além da programação habitual, serão realizados workshops especiais, como parte do Programa Jovens Talentos, uma iniciativa do Núcleo de Estágio e Serviços Profissionais do Inatel - Nesp. Segundo o coordenador da feira, professor Bruno Monteiro, a idéia é aproximar os alunos do mercado de trabalho.

Outra atividade que acontece paralelamente ao evento é o Festival de Arte Música do Vale da Eletrônica – Festitel, que promove apresentações de música e teatro e é organizado por estudantes da Instituição.

Casos de sucesso
Ao longo dos anos, a FETIN se consolidou como instrumento de sustentação do processo de industrialização da região. No ambiente da feira surgem projetos que, na maioria das vezes, migram para as incubadoras da cidade, se transformando em pequenas empresas de base tecnológica.

Um exemplo é a empresa Biquad Tecnologia. Seu proprietário, Carlos André Salvador sempre gostou da área de Eletrônica. Foi premiado na FETIN pelo projeto Processador de Áudio, voltado para emissoras de rádio e com base nesse projeto, desenvolveu, juntamente a um professor da instituição, um Plano de Negócio, com o qual ingressou na Incubadora do Inatel, dando origem à Biquad Tecnologia.

A empresa existe há 8 anos e atualmente possui uma linha de equipamentos de áudio, além de oferecer soluções em radiodifusão, como projetos e instalações de estúdios de AM, FM e de televisão.

“Vejo a feira como um instrumento de extrema importância para que os alunos coloquem em prática a teoria, aprendida em sala de aula. Como empresário, vejo a feira também como uma vitrine de profissionais capacitados, para atuarem nas empresas de Santa Rita”, afirma Salvador. Outro caso é o da NibTec Inovações. O projeto Identificação de Recém-nascidos em Maternidades através de Radiofreqüência, um dos grandes vencedores da FETIN em 2005, serviu como impulso inicial para Bruno Mecchi criar a empresa.

Recém-graduada pela Incubadora de Empresas do Inatel, a empresa atua na área de Identificação por Radiofreqüência – RFID e possui uma linha de aproximadamente 20 produtos. Também oferece soluções como controles de acesso, ponto eletrônico, entre outros.

Em 2006, a NibTec obteve o 1º lugar na segunda edição do Prêmio Werner Von Siemens, na categoria Ciência e Tecnologia, modalidade empresa incubada, com o mesmo projeto que apresentou na feira.

A Devise Tecnologia, empresa que reside atualmente na Incubadora do Inatel, também nasceu através de um projeto da FETIN. A Lavadora para Tubos de Ensaio “LabClean” gerou grande interesse durante a feira por se tratar de um equipamento não existente no mercado nacional. Com o LabClean, não há contato direto com os tubos, o que evita possíveis riscos de contaminação. Outra vantagem é permitir a lavagem de vários tubos de uma só vez através de um processo automático programável, que realiza todo o processo em poucos minutos.

O projeto também foi o vencedor do concurso “Os Melhores Planos de Negócio de 2006”, promovido pelo Núcleo de Empreendedorismo do Inatel. Com esses resultados, os estudantes se sentiram motivados a criar uma empresa para dar prosseguimento ao projeto e então, ingressaram na Incubadora.

Atualmente, a empresa atua na área automação residencial, desenvolvendo controles remotos para equipamentos eletrônicos e iluminação, utilizando tecnologia de radiofreqüência e aguarda investimento para dar andamento ao projeto da lavadora.

Mais informações em www.inatel.br/fetin.

Programação da Fetin:

Dia 16/10/08 18h às 22h30
(quinta-feira) Cerimônia de abertura da FETIN e exposição de projetos
Dia 17/10/08 14h às 22h30
(sexta-feira) Exposição de projetos
Dia 18/10/08 9h às 12h
(sábado) Apresentação dos projetos e premiação

Local: Ginásio Poliesportivo do INATEL
Entrada Franca
Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

+55 (35) 3471 9200