Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Projetos de Engenharia Biomédica do Inatel serão concluídos até o final do ano

enge.biomedicaDois projetos na área de Engenharia Biomédica que tiveram a participação do Inatel em seu desenvolvimento estão previstos para serem concluídos em 2008. A Cadeira de Rodas com comando de voz, destinada a auxiliar pessoas que sofrem de tetraplegia e o Elevador Ortostático, para pacientes tetraplégicos ou com dificuldades de locomoção que necessitam de fisioterapia.

Desenvolvida em um projeto que uniu grupos de Iniciação Científica do Inatel, alunos da Escola Técnica de Eletrônica – ETE e com o apoio do Sindicato das Indústrias de Aparelhos Elétricos, Eletrônicos e Similares do Vale da Eletrônica – Sindvel, a Cadeira de Rodas Microprocessada responderá a comandos de voz do paciente tetraplégico, que não possui movimentos manuais para controlar uma cadeira acionada apenas por joystick.

A intenção do equipamento, idealizado pelo professor do Inatel José Maria da Silva Souza, é deixar a Cadeira mais barata e acessível aos usuários. O projeto já conquistou alguns prêmios, um deles em 2006, quando foi apresentado pela ETE na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia – Febrace.

Com um motor elétrico com controle de velocidade acoplado a uma corrente e um gancho de suspensão, o Elevador Ortostático permite que o paciente tetraplégico ou com dificuldades de locomoção seja içado de maneira suave e colocado na posição vertical para exercícios nos pés e pernas. A posição, além de facilitar o trabalho do fisioterapeuta, favorece o paciente, melhorando seu estado clínico de forma geral e contribuindo também para sua auto-estima.

Cerca de 12 projetos já foram desenvolvidos por grupos de Iniciação Científica do Inatel no campo da Engenharia Biomédica nos últimos quatro anos. O curso de Extensão nesta área existe desde 2004 no Instituto e o de Pós-graduação desde 2006. Em breve, o Inatel pretende lançar também o curso de graduação em Engenharia Biomédica.

Pós-graduação
A partir de agosto a Pós-graduação em Biomédica abrirá vagas para alunos que queiram completar os módulos do curso separadamente, de acordo com sua disponibilidade. As inscrições já estão abertas.

Mais informações sobre os cursos podem ser encontradas no site: www.inatel.br/biomedica
Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

Telefone +55 (35) 3471-9200

Whatsapp +55 (35) 99951-8800