Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Em alta, setor de tecnologia procura profissional qualificado

Oportunidades de vagas de estágios e empregos oferecidas aos alunos e ex-alunos do Inatel é maior que no ano passado

 

inatel-mercado-ti-emprego-tecnologia-engenharia

Mesmo em um período de crise, o mercado de tecnologia busca profissionais para contratação. Várias pesquisas apontam que este setor não foi tão atingido pela instabilidade econômica e que sobram vagas em algumas funções. Afinal, a tecnologia está presente em todos os lugares, seja no dia a dia das pessoas comuns, de pequenas e grandes empresas. "Em período de instabilidade econômica, as empresas buscam melhor produtividade e isso está baseado em serviços e infraestrutura de TI. Ou seja, otimização de processos que auxiliam na redução de custos de outros setores. Mas a educação e a qualificação do profissional são essenciais para ter espaço no mercado, pois ser bem qualificado também garante uma melhor produtividade", afirma o coordenador do curso de Engenharia de Computação, Guilherme Marcondes.

Um levantamento feito pelo portal Love Mondays, comunidade de carreiras e empregos, por exemplo, mostra que os setores de TI e Telecom são os maiores geradores de novos empregos. Das vagas ofertadas pelo portal, 36% são para essas áreas, cada vez mais convergentes. Um outro dado que chama a atenção é que a maior parte das vagas disponíveis no portal para esses setores são para quem está em início de carreira. "As tecnologias estão cada vez mais convergentes e os profissionais de TI e Telecom trabalham alinhados no desenvolvimento de novas soluções para atender a demanda de serviços, principalmente de transmissão de dados. E seja em casa, no lazer ou nas empresas, a tecnologia estará ainda mais presente e por trás dela serão necessários planejamento e infraestrutura desenvolvidos por esses profissionais", afirma o coordenador do curso de Engenharia de Telecomunicações do Inatel, Antonio Alves Ferreira Junior.

No Inatel, por exemplo, até novembro, 583 oportunidades de estágios e empregos foram divulgadas pelo Núcleo de Serviços Profissionais, número maior que todo o ano de 2014, quando 413 oportunidades foram disponibilizadas. Alguns processos de seleção foram realizados dentro do campus. "O Inatel hoje fornece mão de obra mais qualificada, no meu ponto de vista, para o que fazemos", disse Marcos Magalhães Monti, Diretor Operacional da empresa Neomera, que atua no ramo de prestação de serviço para operadoras de telefonia celular. A empresa fez quatro processos seletivos no Inatel este ano e uma nova seleção está prevista para janeiro. E além do Nesp, quem faz Inatel também tem a possibilidade de participar de pesquisas e desenvolvimento de soluções para as mais de 200 empresas parceiras do Instituto.

Dados da ManpowerGroup, uma das maiores agências de recrutamento do Brasil, também constatam essa realidade. O levantamento que avalia o ânimo do mercado para admissões no último trimestre de 2015, não apontou declínio na procura de profissionais do segmento de TI e a está entre as dez atividades mais procuradas por empregadores, com destaque principalmente para os cargos de programadores, desenvolvedores, administradores de bancos de dados, líderes e gerentes.

O Inatel está com as inscrições abertas para o Vestibular 2016 até dia 2 de dezembro. Os interessados devem acessar o site inatel.br/vestibular. A prova será no dia 5 de dezembro, no campus em Santa Rita do Sapucaí, São José dos Campos e Volta Redonda.

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

Telefone +55 (35) 3471-9200

Whatsapp +55 (35) 99951-8800