Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Núcleo de Gestão Tecnológica e Inovação do Inatel é contemplado em edital da Fapemig

inatelfachadaO Núcleo de Gestão Tecnológica e Inovação do Inatel – NGTI foi contemplado, neste semestre, em um edital da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais –Fapemig, que irá possibilitar o reforço das atividades já desenvolvidas de apoio às empresas na participação nas linhas de fomento à inovação e na subvenção econômica, bem como nas ações referentes à propriedade intelectual no Vale da Eletrônica.

Apartir deste edital, o NGTI passa a ser oficialmente reconhecido pelo Sistema Mineiro de Ciência e Tecnologia, que prevê apoio à Inovação em diversas áreas do conhecimento em todo o Estado. O Núcleo é ligado à Pró-diretoria de Desenvolvimento de Tecnologias e Inovação do Inatel, e foi criado no final de 2006 com o objetivo de unir o conhecimento acadêmico e as pesquisas realizadas pelo Instituto às demandas tecnológicas das empresas, injetando o resultado desta união no mercado.

No Vale da Eletrônica, o NGTI tem apoiado diversas empresas na confecção e submissão de propostas a editais de fomento da Financiadora de Estudos e Projetos - Finep, Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel, Fapemig, entre outras, além de convidar as empresas a se tornarem parceiras do Inatel, especialmente nas áreas de desenvolvimento de soluções em hardware e software.

Pesquisa e Desenvolvimento

Os cuidados quanto à propriedade intelectual, registro de patentes e softwares, além da respectiva remuneração da instituição quanto aos royalties obtidos através da transferência de tecnologias no desenvolvimento de novos produtos também são algumas das vertentes que o NGTI trabalha. “O Núcleo surgiu do próprio sucesso do Inatel na prestação de serviços e no desenvolvimento de pesquisas para atender às necessidades do mercado, que devem ser repassadas às empresas, mas também devem ser protegidos” avalia o Pró-diretor de Desenvolvimento de Tecnologias e Inovação do Inatel, professor Marcelo de Oliveira Marques.

Desde o início de 2008, o Inatel, através do NGTI, é parte integrante de algumas das mais renomadas instituições focadas na área de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do país, entre elas a Associação Nacional de Pesquisa, Desenvolvimento e Engenharia das Empresas Inovadoras – Anpei, a Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica – Abipti e o Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia – Fortec. “São instituições que fortalecem um dos maiores objetivos do Núcleo: a promoção da inovação, que deve estar junto aos nossos currículos acadêmicos, as atividades de pesquisa e de desenvolvimento tecnológico e a transferência de serviço ao mercado”, ressalta Marques.
Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

+55 (35) 3471 9200