Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Inatel presta consultoria para implantação de Cidades Digitais

cidadesdigitaisCidades Digitais, um dos temas mais comentados quando se trata de tecnologia e inclusão social, é a nova área de consultoria oferecida pelo Inatel. O serviço envolve o planejamento e compreende todas as seis etapas necessárias à implantação do projeto, que são: levantamento de dados do município, dimensionamento do sistema, elaboração da proposta e do edital, avaliação das propostas dos fornecedores, acompanhamento da implantação e validação e estudos do impacto social e econômico. Como projeto-piloto, o Inatel se prepara para fazer a interconexão do Vale da Eletrônica. Os especialistas do Instituto já fizeram o mapeamento dos pontos que serão interconectados e o dimensionamento da rede. Segundo o engenheiro do Inatel Bruno Soares Henriques, o Projeto de Santa Rita do Sapucaí irá requerer 64 pontos de interconexão utilizando tecnologias como WiMAX, WiFi e WiMesh.

Além da consultoria em projetos de Cidades Digitais, o Inatel oferece cursos de curta duração sobre o tema, voltados aos profissionais da área em geral. Neles são abordados assuntos como especificação do projeto, tecnologias utilizadas, modelos de negócios, captação de recursos, dentre outros. O Inatel ainda presta consultoria online ao portal Guia das Cidades Digitais, onde disponibiliza um passo-a-passo para construção de uma cidade digital.

Mas, o que é afinal uma Cidade Digital?
O conceito de Cidade Digital vai muito além de oferecer à população de baixa renda acesso à internet. Envolve, principalmente, a oferta de novos serviços e facilidades para as pessoas, ampliando as perspectivas de cidadania e a modernização da gestão pública. Isto implica em interconectar em rede todas as áreas da administração pública, como educação, saúde, segurança, infra-estrutura, dentre outras.

Benefícios
Inclusão digital, cidadania, transparência na administração, melhoria do serviço público e qualidade de vida, além de economia são alguns dos benefícios.

A economia com gastos em infra-estrutura de comunicação nos órgãos públicos, por exemplo, pode reduzir em 60% as contas de telefone e internet.

O acesso da população carente a estes serviços geralmente é feito por meio de telecentros ou por quiosques instalados em escolas ou locais públicos.

Para as prefeituras que pretendem implantar um projeto como este, é preciso estar atento à regulamentação, pois é necessária uma autorização para prestação de serviços de comunicação e o projeto precisa ser elaborado por um engenheiro qualificado.

A consultoria especializada no assunto é sempre indicada, especialmente se a prefeitura não tiver uma empresa ou departamento de informática. Além dos estudos de viabilidade técnica e elaboração do projeto, a consultoria deve apresentar modelos de negócio que viabilizem a sua sustentabilidade. Também é importante a realização de um estudo de impacto social e econômico, para averiguar a adesão ao projeto, orienta Bruno Henriques. “Para que o projeto tenha sucesso, é fundamental que haja uma mudança cultural por parte dos usuários, de forma que se adaptem à nova tecnologia. Por isso precisamos acompanhar de perto o impacto que esta tecnologia causará na população”, avalia.

Mais informações:
http://competence.inatel.br/icc/cidadesdigitais.html
Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

+55 (35) 3471 9200