Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Ex-aluno Inatel fala sobre a carreira do engenheiro na Marinha do Brasil

A curiosidade em saber como é a atuação de um engenheiro na Marinha do Brasil reuniu muitos estudantes do Inatel no auditório Aureliano Chaves para a palestra do ex-aluno e ex-professor da instituição, Josué Cristiano da Costa, na segunda-feira, dia 21 de março de 2011.

palestramarinha1
Alunos acompanham palestra sobre a carreira do engenheiro na Marinha

O Tenente Costa, como é conhecido agora, contou sua trajetória profissional, falou do seu trabalho hoje no gerenciamento de projetos dentro da Diretoria de Sistema de Armas da Marinha, no Rio de Janeiro, e apresentou o caminho que um engenheiro deve seguir para ingressar na Marinha. "O engenheiro atua em manutenção, operação, testes, desenvolvimento/gerenciamento de projetos e em várias outras atividades dentro das Forças Armadas". Para entrar na Marinha o engenheiro deve prestar um concurso público e, caso aprovado, fará o Curso de Formação de Oficiais no Centro de Instrução Almirante Wandenkolk (CIAW), já como militar, no Rio de Janeiro. Após nove meses, é nomeado 1º Tenente do Corpo de Engenheiros da Marinha, tendo grandes perspectivas ao longo da carreira.

Josué reforçou os preceitos de hierarquia, disciplina e responsabilidade essenciais não só para quem quer seguir a carreira militar, mas também o mercado civil. Segundo Josué, muitos desses valores ele desenvolveu dentro do Inatel. "O que o Inatel propõe é coerente com o que o mercado busca, tanto no conhecimento técnico quanto nos demais valores".

palestramarinha2
Ten. Costa, engenheiro em atuação na Marinha do Brasil

O ex-aluno deixou uma dica para os estudantes. "A participação efetiva em atividades dentro da instituição de ensino, como feiras, palestras, seminários e avaliações são importantes, do início ao fim do curso, porque vai concretizar o que aprendeu. Além disso, pode contar pontos no mercado de trabalho ou até mesmo ajudar a definir qual caminho seguir".

Essa palestra faz parte de uma série de atividades que serão desenvolvidas pelo Inatel ao longo desse ano, sob a coordenação do Núcleo de Estágios e Serviços Profissionais (Nesp). O objetivo principal é o desenvolvimento da carreira dos alunos desde os primeiros anos da graduação. "Através de palestras, dinâmicas, orientação vocacional, vamos auxiliar os estudantes a desenvolver sua carreira da melhor forma, desde o início do curso. Ao saber quais áreas têm melhor desempenho fica mais fácil focar o que irão fazer no futuro", disse o coordenador do Nesp, o professor Bruno de Oliveira Monteiro.

A próxima palestra para os estudantes será realizada no dia 11 de abril, às 15h, no auditório Aureliano Chaves. O tema será "A carreira do engenheiro na operadora VIVO - O profissional sempre conectado, crescimento e produtividade".

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

Telefone +55 (35) 3471-9200

Whatsapp +55 (35) 99951-8800