Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Passeata sobre Lixo Tecnológico realizada pelo Inatel mobiliza população de Santa Rita

casavivapasseataNo dia 27 de setembro, alunos, professores e voluntários do Programa Inatel Cas@viva – Responsabilidade Social realizaram uma passeata de conscientização sobre o Lixo Tecnológico em comemoração do Dia da Responsabilidade Social, promovido todos os anos pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior – ABMES.

A passeata teve como objetivo mobilizar a população para o problema ambiental causado pelo Lixo Tecnológico. Os alunos levaram faixas com frases de alerta e distribuíram material informativo. Ao final, se reuniram na Praça Central de Santa Rita, onde foi montado um posto de coleta para recolher equipamentos eletrônicos inutilizáveis da população para serem enviados à reciclagem.

Foi recolhida uma grande quantidade de equipamentos dentre monitores, impressoras, pilhas, baterias, celulares, controles remotos, rádios, fios e cabos. Instituições da cidade também se mobilizaram e enviaram equipamentos para a sede do Cas@viva. O próximo passo será fazer a separação dos materiais. Alguns materiais serão usados para fazer artesanatos, mas a maior parte será enviada para empresas especializadas em reciclagem.

Segundo o professor Carlos Alberto Vasques, que coordena o estudo que será feito no Inatel sobre o Lixo Tecnológico, o intuito é separar materiais que possam contaminar o meio ambiente para promover o seu correto descarte e a possível reutilização das substâncias neles contidas.

Lixo Tecnológico é tema de pesquisa no Inatel
Ações:
Núcleo de Empreendedorismo: Estudo de viabilidade técnica e econômica
Programa Inatel Cas@viva: Trabalho de conscientização com alunos
Prefeitura do Campus: Relacionamento com empresas de reciclagem e armazenamento do material
Acadêmicos: Pesquisa de Iniciação Científica
Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

+55 (35) 3471 9200