Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Empresa parceira do Inatel ganha prêmio de inovação

Sense Eletrônica venceu Prêmio SESI Qualidade no Trabalho

O resultado de parceria entre instituição acadêmica e iniciativa privada foi reconhecido pelo Prêmio SESI Qualidade no Trabalho, que elegeu a empresa Sense Eletrônica como a vencedora da etapa estadual, na categoria inovação - média empresa.

Com recursos da Lei da Informática, a empresa de automação industrial, com fábrica em Santa Rita do Sapucaí e filiais em Campinas, Rio de Janeiro e Porto Alegre, fez uma parceria com o Inatel que resultou na montagem de uma câmera anecóica dentro do Instituto para a realização de testes de produtos. Os trabalhos começaram em 2005 e são realizados até hoje.

Para o gerente de qualidade da Sense, Mauro Sérgio Zeferino, esse trabalho foi importante no processo de desenvolvimento de novos produtos. "Com a interação entre empresa e academia tivemos um crescimento profissional de nossos colaboradores que passaram a melhorar nossos produtos com base no conhecimento compartilhado".

sensefoto2
Câmara anecóica instalada no Inatel

Com o acordo firmado, o Instituto elaborou e montou um laboratório de ensaios para teste de compatibilidade magnética (EMC/EMI), contendo uma câmara anecóica para testes de interferências eletromagnéticas. Tais investimentos ampliaram a gama de serviços oferecidos pelo Instituto Nacional de Telecomunicações, através do Laboratório de Ensaios e Calibração, autorizado pelo Inmetro. Com ele, o Inatel está apto a realizar ensaios e a oferecer laudos para fins de homologação para a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) de desempenho de terminais telefônicos, segurança elétrica, além de testes de compatibilidade eletromagnética, como os feitos para a Sense.

O professor Alexandre Baratella, coordenador do curso de Tecnologia em Automação Industrial, afirmou que a parceria foi importante para aprimorar os conhecimentos dos alunos da graduação e da pós-graduação, já que o Inatel recebeu equipamentos para a montagem do laboratório de automação e controle industrial. "A parceria continua através de consultorias prestadas, pelo Inatel à empresa Sense em desenvolvimento de projetos, e de novos projetos para melhoria do laboratório de EMC/EMI para o ano de 2011", disse Baratella.


Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

Telefone +55 (35) 3471-9200

Whatsapp +55 (35) 99951-8800