Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Professor do Inatel lança segundo livro sobre redes industriais

 

imagem-baratella-livro2-450

O professor do Inatel Alexandre Baratella Lugli lançou mais um livro - "Redes Industriais para Automação Industrial: AS-I, PROFIBUS e PROFINET" - juntamente com o prof. Max Mauro Dias Santos. A publicação, da editora Érica, é voltada a estudantes e também técnicos, tecnólogos e engenheiros já formados e que atuam na área de automação e controle industrial.

 

Professor Alexandre Baratella, autor do livro "Redes Industriais para Automação Industrial: AS-I, PROFIBUS e PROFINET

imagem-detalhe_livro-450O livro aborda as principais redes industriais do mercado e traz soluções de problemas sobre os protocolos: AS-I, PROFIBUS, PROFINET e suas versões. Há ainda noções e conceitos de redes Ethernet industriais e o futuro dos Fieldbuses. Baratella explica que o livro tem uma linguagem simples e aborda o histórico das redes industriais, sua evolução, além de contextualizar as mais recentes tecnologias na área. "Para facilitar o aprendizado, há uma lista de exercícios teórico-prática com o conteúdo proposto no livro", disse o professor.

Este é o segundo livro do professor e coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Automação Industrial do Inatel. Em 2009, o mestre em Engenharia Elétrica escreveu "Sistemas Fieldbus para Automação Industrial - DeviceNET, CANopen, SDS e Ethernet", também em parceria com o prof. Max Mauro Dias Santos. Os dois livros podem ser encontrados no site da editora, http://www.erica.com.br, no acervo da biblioteca "Olavo Bilac Pinto" e no Setor de Assuntos Comunitários do Inatel.

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

+55 (35) 3471 9200