Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Engenheiro do ICC defende gerenciamento sustentável em projeto premiado


Um projeto de gerenciamento ambiental em construções rendeu ao engenheiro do Inatel Competence Center, Fabrício Dias Coronado, o prêmio de melhor Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da Fundação Getúlio Vargas. O projeto concorreu com outros 86 trabalhos de todas as unidades da FGV no Brasil.

No trabalho, a equipe, formada pelo engenheiro eletricista e quatro arquitetos, apresentou o conceito de gerenciamento da sustentabilidade de projetos como uma nova área de conhecimento para o PMBOK (Project Management Body of Knowledge - conjunto de práticas de gestão de projetos), visando à construção de empreendimentos ambientalmente sustentáveis, que podem conseguir a certificação LEED, que é um sistema de pontuação para definir um "green building". "Apesar do trabalho ter sido direcionado para a construção civil, o conceito de gerenciamento da sustentabilidade em projetos pode ser utilizado em qualquer área da engenharia que pode ser susceptível a causar algum tipo de impacto ambiental", explicou Fabrício Coronado.

imagem-premio-fgv-450

O engenheiro eletricista, graduado no Inatel e pós-graduado em Desenvolvimento Gerencial pela Universidade Federal de Santa Catarina, fez o curso de MBA em Gerenciamento Econômico e Estratégico de Projetos na FGV, em São Paulo, e atualmente coordena equipes do ICC nos projetos da Ericsson e da Huawei. De acordo com Fabrício Coronado, o ICC já utiliza as melhores práticas em gerenciamento de projetos conforme o guia PMBOK e pode, no futuro, implantar alguns processos de gerenciamento da sustentabilidade como a proposta no trabalho do engenheiro.

Fabrício Dias Coronado (segundo da esq./dir.) com a equipe do projeto

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

+55 (35) 3471 9200