Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Inatel cede equipamentos eletromédicos ao Hospital Antonio Moreira da Costa

Convênio prevê que alunos do Instituto utilizem aparelhos na unidade de saúde


O Inatel encerrou 2010 com o empréstimo de oito equipamentos eletromédicos para o uso contínuo do Hospital Antonio Moreira da Costa, em Santa Rita do Sapucaí. A entrega dos aparelhos, avaliados em mais de R$ 25 mil, foi realizada no dia 26 de dezembro pelos professores Rogério Abranches e Fabiano Valias de Carvalho.

imagem-doao-equipamentos-fachada-450Foram cedidos, em regime de comodato, monitores cardíacos, eletrocardiógrafo, desfibrilador, bisturi eletrônico e oxímetros, além de uma bolsa de estudos no curso de especialização em Engenharia Biomédica e Engenharia Clínica para o administrador do hospital, Marcos Paulo, que também é coordenador da parceria com o Inatel.

 

(esq./dir.) Prof. Fabiano Valias de Carvalho, coord. do curso de Eng. Biomédica do Inatel,
Marcos Paulo, adm. do hospital, Tetzi Oliveira Brandão, sec. municipal de saúde,
Pe. Guy Ruffier, pres. do Conselho Administrativo, Arthur François,
membro do Cons. Administrativo, e prof. Rogério Abranches, membro do Cons. Adm. do hospital

O empréstimo dos equipamentos eletromédicos foi a primeira ação realizada após a assinatura do convênio entre a Fundação Santarritense de Saúde e Assistência Social (FSSAS), que administra o hospital, e a Fundação Instituto Nacional de Telecomunicações (Finatel), em agosto de 2010. Pelo convênio firmado, os alunos do curso de Engenharia Biomédica do Inatel poderão utilizar os equipamentos no próprio hospital.

De acordo com o professor Fabiano Valias de Carvalho, coordenador do curso de Engenharia Biomédica, a inclusão dos alunos em ambientes da saúde é importante para o aprendizado e para a preparação do futuro profissional, tanto no aspecto técnico quanto na formação humana. "A utilização dos equipamentos em um ambiente real, e não somente em laboratório, possibilita ao estudante o desenvolvimento da responsabilidade, da postura no ambiente de trabalho e da ética".

Para o padre Guy Jorge Ruffier, os equipamentos recebidos vão contribuir para oferecer um atendimento mais moderno para os pacientes. "Só podemos agradecer, esses equipamentos vai complementar muito bem a parte de diagnóstico por imagem que estamos instalando no hospital. É um trabalho longo e o resultado virá com o tempo".

O Hospital Antonio Moreira da Costa é uma entidade sem fins lucrativos e ainda depende de doações e do repasse do poder público para funcionar. Em 2010, uma série de ações para levantar fundos foi desenvolvida com sucesso junto à comunidade de Santa Rita do Sapucaí e, de acordo com padre Guy, novas medidas serão colocadas em práticas, como carnês mensais de doação e a participação do comércio da cidade na campanha. O professor Rogério Abranches, que integra o Conselho Administrativo do hospital, afirma que o apoio de instituições, como o Inatel, e de empresas é fundamental para o processo de revitalização do hospital. "Somente assim, com toda a comunidade organizada unida em prol desta causa, conseguiremos elevar o hospital ao patamar de empreendimento sustentável e eficiente".

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

+55 (35) 3471 9200