Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Empreendedor da Incubadora do Inatel participa de feira de automação na Itália

imagem-hi-tlahes-450

 

A empresa Hi, incubada no Inatel desde maio deste ano, participa de uma missão internacional, de 11 a 14 de novembro, na feira Eletrro Domotica 2010, em Roma, na Itália. O diretor comercial da Hi, Thales Carvalho Coutinho, vai acompanhar a comitiva do projeto Building Connectivity, coordenado pelo Sebrae-MG, na feira que é considerada a principal do setor de automação residencial e predial.

Empresário Thales Carvalho Coutinho, da Hi Sistemas e Engenharia de Tecnologia

O projeto Building Connectivity foi criado este ano com o objetivo de integrar as empresas de Santa Rita do Sapucaí para atender o mercado de automação residencial e predial, que está em plena expansão, e assim aumentar a competividade do Vale da Eletrônica. Segundo Thales, o projeto conta com mais de 15 empresas e a Hi vai atuar na área de eficiência energética, chamada de Smart Grid. "O mercado pede por soluções sustentáveis e o Smart Grid é a união das redes energéticas com as telecomunicações para otimizar a distribuição e consumo de energia".

Para atender este mercado, os empreendedores Thales Coutinho, que está no último período de Engenharia Elétrica, Guilherme Andrade e Leonardo Vilhegas, estão em fase final de desenvolvimento de dois equipamentos capazes de monitorar o gasto de energia de uma residência ou empresa por meio de rede sem fio. Os dois produtos só devem chegar ao mercado em junho de 2011, mas já foram apresentados na 11ª Feira Industrial do Vale da Eletrônica (Fivel) e, segundo Coutinho, tiveram excelente aceitação.

Com o uso de plugs, com alcance de até 20 metros, é possível acompanhar todos os equipamentos elétricos de um espaço e gerar gráficos que apontam o consumo e o gasto em dinheiro. "Por exemplo, a pessoa pode ver que gastou mais energia de manhã porque teve um pico ao usar um secador de cabelos e o quanto isto significou na conta de luz. Além disso, é possível ligar ou desligar um equipamento pela internet", explicou Coutinho. O outro equipamento desenvolvido pela Hi Sistemas e Engenharia de Tecnologia faz o monitoramento junto ao disjuntor.

De acordo com o diretor comercial da Hi, o Smart Grid pode otimizar as grandes redes de distribuição, que hoje mandam a mesma quantidade de energia para todas as localidades, o que gera um grande desperdício. "Por meio desta tecnologia é possível estimar o gasto e enviar o necessário para cada região". Este modelo de eficiência energética já utilizado em alguns países da Europa, como a Itália, grande parte da rede é inteligente. Na Europa há também exemplos consolidados de integração como o proposto no Building Connectivity, que os empresários pretendem conhecer na missão internacional. "Já fizemos contatos com uma empresa francesa e outra alemã que trabalham de forma integrada e que estarão na feira em Roma. Além disso, vamos à Universidade de Coimbra, em Portugal, referência em estudos de eficiência energética. Vamos em busca de informações e parcerias". Para conhecer mais sobre a Hi é só acessar o site www.hiengenharia.com.br.

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

Telefone +55 (35) 3471-9200

Whatsapp +55 (35) 99951-8800