Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

1º Encontro Tecnológico do Setor Biomédico movimenta quase R$ 4 milhões

Evento foi promovido pelo Inatel, Sebrae-MG e Sindvel

rodada_biomedica_450

 

O 1º Encontro Tecnológico e Rodada de Negócios do Setor Biomédico do Sul de Minas, realizado no Inatel, em Santa Rita do Sapucaí, resultou em R$ 3,85 milhões em negócios envolvendo os Arranjos Produtivos Locais (APL) de Santa Rita do Sapucaí, Itajubá, Belo Horizonte e Ribeirão Preto, além de empresas de São Paulo, Osasco, Rio Claro, São Carlos e Uberlândia.

 

Rodada de negócios reuniu 64 empresas

O evento, promovido pelo Inatel, Sebrae-MG e Sindicato das Indústrias de Aparelhos Elétricos, Eletrônicos e Similares do Vale da Eletrônica (Sindvel), reuniu durante dois dias representantes de 123 empresas compradoras e fornecedoras do setor eletromédico que, além de fazer negócios, trocaram informações importantes sobre o mercado, que está em franca expansão no país.

Entre as instituições presentes estavam a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Camec Brasil, NCC Certificações do Brasil, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Siemens Healthcare, o Instituto Reno & Kallas, de Santa Rita do Sapucaí, e a Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios (Abimo).

imagem-wander-abertura_450A abertura do encontro foi feita pelo diretor do Inatel, professor Wander Wilson Chaves. O especialista em negócios do Inatel Competence Center, Rodrigo Moura, responsável pelo evento, fez uma homenagem ao economista Hely Maestrello, que esteve à frente da Abimo nos últimos 26 anos e faleceu em agosto deste ano. "O senhor Hely foi pessoa que nos motivou na realização deste evento. Empreendeu em diversos projetos para elevar a qualidade e a capacidade produtiva do setor médico-hospitalar e odontológico e seu trabalho fica como legado para o setor da saúde no Brasil".

Diretor do Inatel, Wander Wilson Chaves, na abertura do evento

A homenagem póstuma foi entregue ao diretor administrativo da Abimo, José Augusto Queiroz, que falou aos palestrantes sobre o trabalho da associação com 320 empresas na busca por consolidar a tecnologia nacional no setor médico. "É muito interessante este evento ocorrer neste polo onde vemos o empreendedor sendo formado e as ideias novas sendo incentivadas. Isso resulta na inovação que faz com que a nossa sociedade seja suprida de melhores produtos e aumente a competitividade no produto brasileiro no exterior", afirmou Queiroz.

Os representantes dos APLs também apresentaram os trabalhos desenvolvidos pelas empresas de cada região para consolidar as empresas brasileiras no ramo. A coordenadora do Núcleo eletromédico do Vale da Eletrônica, a empresária Flávia Couto, falou sobre o APL de Santa Rita do Sapucaí, que conta com 15 empresas voltadas para o ramo da biomedicina.

Fernando Narvais, gerente de ressonância magnética da Siemens Healthcare, fez uma palestra sobre a importância cada vez maior do setor de equipamentos médicos, principalmente na prevenção de doenças, com o aumento da expectativa de vida das pessoas. "Para atender este mercado que prioriza a qualidade de vida, instituições como o Inatel são de fundamental importância para a formação de empreendedores numa fase na qual o Brasil precisa de soluções inovadoras desenvolvidas dentro no país"

O médico e representante do Instituto Reno & Kallas, David Kallas, apresentou o projeto do hospital escola que irá servir como um catalisador de interessados na biomedicina. "O objetivo do hospital será estudar a parte técnica e eletromédica. Uma experiência única na América Latina de estudar o equipamento. Com o hospital de alta complexidade iremos contribuir para o atendimento médico na região e ser também um polo tecnológico na área biomédica", disse.

rinaldo_rodada_450O gerente técnico do Inatel Competence Center Educação Continuada, Rinaldo Duarte Teixeira de Carvalho, falou aos presentes sobre o trabalho desenvolvido pelo Inatel na área de Engenharia Biomédica desde a criação de um grupo de estudos em 2003, e nas ações que surgiram após este período, com a formação de profissionais, através do curso de extensão, pós-graduação e graduação, além de diversos equipamentos e serviços.

Rinaldo de Carvalho apresenta trabalho do Inatel na área biomédica 

No segundo dia do evento representantes de 64 empresas participaram de uma rodada de negócios. A coordenadora do APL de Belo Horizonte, Vanessa Silva da Silva, disse que o encontro propiciou a troca de importantes informações, que complementam as inovações desenvolvidas na capital mineira e no Vale da Eletrônica. "Vimos que com o Inatel Competence Center temos duas frentes para atuar. Uma no que diz respeito aos cursos na área biomédica, que atende às necessidades de nossas empresas e também na parceria para o desenvolvimento de serviços".

O engenheiro e empresário Cesar Nonato Pederiva, da Embratec Engenharia, empresa incubada no Inatel, aproveitou a oportunidade para promover o serviço de gerenciamento de tecnologia hospitalar. "Foi importante para fazer contato com empresas de outras regiões e para conhecer o que está sendo produzido no Brasil".

O especialista em negócios do Inatel Competence Center, Rodrigo Moura, afirmou que o resultado do encontro e da rodada superou as expectativas. "Para o Inatel há possibilidade de grandes parcerias e sabimo-rodada_450erviços na área de ensaios e calibrações, desenvolvimento de projetos (Hardware e Software), além do oferecimento de cursos de pós-graduação em engenharia biomédica nos Estados de São Paulo e Minas Gerais. De acordo com Moura, as entidades participantes mostraram interesse em fazer uma segunda edição do evento com o apoio maciço governamental e a ideia é reunir também representantes dos grandes hospitais brasileiros.

 

 

Rodrigo Ribeiro, analista Sebrae-MG, Wanda dos Santos, ger. adm. Abimo, José Augusto Queiroz, dir. adm. Abimo

e Rodrigo Moura, especilista em Negócios do Inatel Competence Center

 

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

+55 (35) 3471 9200