Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Inatel assina convênio com Instituto de Tecnologia da Argentina

imagem_convenio_inti_corte_450

 

Na crescente internacionalização como centro de referência em pesquisas e serviços tecnológicos, o Inatel fechou convênio com o Instituto Nacional de Tecnologia Industrial (INTI), órgão ligado ao Ministério da Indústria da República Argentina. A formalização da parceria contou com a presença da diretora de Assistência e Cooperação Internacional do INTI, Graciela Muset e do representante do instituto argentino em Minas Gerais, Edgardo Cáceres.

 

 


Diretora de Assistência e Cooperação Internacional do INTI, Graciela Muset, e Edgardo Cáceres (à direita) com representantes do Inatel após a formalização do convênio

O coordenador do Escritório de Projetos Internacionais e Assuntos Especiais, Elias Kallás, explica que o convênio prevê duas frentes de trabalho entre o Inatel e o INTI. Uma delas é referente à criação de Centros de Transferência de Tecnologias Sociais, projeto do qual participa a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais. O primeiro centro deverá funcionar em Montes Claros, no norte de Minas, e estará focado na transferência das chamadas tecnologias assistivas, ofertadas às pessoas portadoras de deficiências físicas. "Todos vamos nos empenhar para levar a quem tenha necessidades especiais, de uma forma acessível, o melhor do conhecimento científico e do desenvolvimento tecnológico", afirma Kallás.

O segundo projeto entre o Inatel e o instituto argentino prevê a atuação em conjunto para a transferência de tecnologias que atendam necessidades dos países que integram o Mercosul. Para o pró-diretor de Desenvolvimento de Tecnologias e Inovação do Inatel, o professor Marcelo de Oliveira Marques, "o INTI é um grande centro de desenvolvimento e difusão de tecnologias avançadas para o segmento industrial e, desse ponto de vista, o convênio representa uma nova conquista para o Inatel, pois fortalece a nossa política de relacionamento com grandes centros de formação cientifica e tecnológica".

A diretora de Relações Internacionais do INTI, Graciela Muset, explica que este trabalho será desenvolvido em áreas como telecomunicações, informática e microeletrônica. "Encontramos no Inatel atividades que complementam o que o INTI já desenvolve e vice-versa. Este convênio vai trazer resultados positivos para a melhoria da qualidade de vida de muitas pessoas e também na transferência de tecnologia para as empresas brasileiras e argentinas".

Para o professor Wander Wilson Chaves, este convênio demonstra que o Inatel está no caminho certo, ampliando a sua presença no exterior, como um centro de desenvolvimento tecnológico e de transferência de serviços. "A parceria com o INTI é uma ação importante para utilizar a competência tecnológica das duas instituições a serviço da sociedade".

 

 

 

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

+55 (35) 3471 9200