Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Inatel realiza vestibular para seu novo curso de graduação em Engenharia Biomédica

proffabiano_labbiomedica_300O Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel realiza no dia 6 de março o vestibular para o seu novo curso de graduação em Engenharia Biomédica. As inscrições já estão abertas através do site www.inatel.br/vestibular. As vagas são para o primeiro semestre de 2010, com início das aulas no dia 15 de março.

Novo curso autorizado pelo MEC

Após sete anos desenvolvendo as competências necessárias, além da instalação de um laboratório de anatomia e fisiologia, o Inatel já coordenou e difundiu diversas atividades neste ramo da engenharia ao promover pesquisas, cursos de extensão, pós-graduação e eventos na área. Todo esse esforço foi reconhecido pelo MEC ao destinar a nota máxima na avaliação do curso de graduação em Engenharia Biomédica do Inatel e na sua autorização.

Nesse período o Instituto já entregou seus primeiros alunos de pós-graduação às indústrias de produtos odonto-médico-hospitalares, às clínicas e aos hospitais. E os primeiros resultados não demoraram a aparecer. Foi assim com Álvaro Lopes Figueiredo Júnior, engenheiro eletricista e engenheiro biomédico do Hospital São João de Deus, em Divinópolis/MG. Álvaro é ex-aluno do Inatel e como professor no curso de pós-graduação em Engenharia Biomédica orientou os pós-graduandos Rogério Alvarenga de Souza e Leonardo Alvarenga de Souza no desenvolvimento do projeto de software de Gerenciamento de Ordens de Serviço via Celular. "Este recurso permite a abertura e envio de O.S para o celular dos técnicos em qualquer modalidade de manutenção, proporcionando mais agilidade. O sistema, que está em fase de testes na engenharia clínica do Hospital São João de Deus, utiliza tecnologias de última geração e equipamentos similares no mercado podem custar por volta de R$ 20 mil", explica.

Engenharia biomédica: tecnologia a serviço da vida

A profissão de Engenheiro Biomédico foi regulamentada pelo Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia - CONFEA em janeiro 2008. Com a regulamentação, algumas funções exercidas atualmente por profissionais de outras áreas passarão a ser atribuídas somente aos engenheiros biomédicos
como, por exemplo, pesquisa e desenvolvimento de novos produtos para a área médica, administração de recursos tecnológicos-hospitalares, projeto e gerenciamento de tecnologias para a área hospitalar.

Serão oferecidas 60 vagas por semestre. Segundo o coordenador do novo curso, também coordenador da pós-graduação na área, professor Fabiano Valias de Carvalho, parte do conteúdo do curso integra o núcleo básico de disciplinas obrigatórias para o ensino da engenharia, como cálculo, física,
química, metodologia científica, administração e empreendedorismo, já presentes nas demais graduações do Inatel. Mas o curso possui disciplinas específicas desde o início, como anatomia, fisiologia, processamento digital de sinais biomédicos, processamento de imagens médicas, informática médica e sistemas de telemedicina. Nas disciplinas comuns aos cursos anteriores, os alunos poderão utilizar todos os 30 ambientes de laboratórios que o Inatel mantém para a graduação. Para as específicas, a infra-estrutura
também já está preparada, como exige o MEC. Neste caso, os alunos de graduação terão à disposição a mesma estrutura utilizada pelos alunos da pós-graduação, que são os laboratórios de anatomia, fisiologia e bioquímica.

O curso do Inatel se concentrará em três das quatro subdivisões da Engenharia Biomédica: Informática Médica, Engenharia Clínica e Engenharia Médica. Por isso terá grande carga de eletrônica e informática, sempre com foco em aplicações na área de engenharia biomédica.

Assim, ao longo de seus 45 anos de fundação, o Inatel segue com o lema de "Formar o homem para a engenharia", trabalhando para a formação técnica e humanística de seus alunos.

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

Telefone +55 (35) 3471-9200

Whatsapp +55 (35) 99951-8800