Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Alunos de Engenharia da Computação do Inatel comemoram reconhecimento do curso

imagem_-_inatel_-_confraternizacao_-_reconhecimento_do_curso_de_engenharia_da_computacaoNo último dia 14, os alunos de Engenharia da Computação do Inatel comemoraram o reconhecimento do Curso pelo Ministério da Educação e Cultura - MEC, obtido em agosto de 2009. A confraternização aconteceu nas dependências do Inatel, em sua área de lazer, onde foi servido churrasco. Alunos, antigos alunos, professores, secretárias acadêmicas e membros da diretoria foram recebidos pela dupla Paulo Sérgio e Juliano, que animou a festa com variado repertório musical.

Primeira Turma

O curso de Engenharia da Computação do Inatel foi criado em 2004 e graduou sua primeira turma neste ano. "A formatura da primeira turma de Engenharia da Computação é a concretização do trabalho de inúmeros profissionais, que há mais de 10 anos, reuniram seus conhecimentos e expertises no oferecimento de um curso de graduação que atendesse aos padrões nacionais e internacionais de qualidade", afirma o diretor do Inatel, professor Wander Wilson Chaves.

Segundo Chaves, a primeira turma traduz o sentimento de progresso e o desejo de enfrentar novos desafios. "Os recém-formandos se despedem do Inatel com a certeza que tiveram um ensino de ponta. Por conta disso, muitos deles já estão empregados e tenho certeza que atuarão de forma significativa no desenvolvimento de novas tecnologias digitais", afirma.

Reconhecimento

O reconhecimento dos cursos pelo MEC é uma exigência legal para todos os cursos superiores em instituições públicas e privadas e sua validação acontece, periodicamente, com base nas avaliações do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES, por meio do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - ENADE.

Dessa forma o curso de Engenharia da Computação do Inatel recebeu o aval e reconhecimento do MEC. O anúncio foi publicado do Diário Oficial da União, em 05 de agosto, por intermédio da Secretaria de Educação Superior, o que confirmou a proposta no trabalho de oferecer novos cursos e novas tecnologias aos estudantes na área de Engenharia, por parte do Instituto.

"Quando da visita da Comissão do INEP ao Inatel para efeitos de reconhecimento do curso, realizada em junho de 2008, os avaliadores nos apontaram nas três dimensões avaliadas as notas 5, 3 e 5. Dessas notas resultou um conceito 4 que, de acordo com o Ministério da Educação é considerado alto. Isso nos assinalou que estamos no caminho certo e que devemos concentrar nossos esforços para que as três dimensões avaliadas tenham notas 5", conclui o professor Rodrigo Guaracy, coordenador do curso de Engenharia da Computação do Inatel.

Empregabilidade garantida

"Aproximadamente 95% dos alunos que se formaram na primeira turma de Engenharia da Computação do Inatel já estão empregados", afirma o coordenador do Núcleo de Estágios e Serviços Profissionais - NESP, Bruno de Oliveira Monteiro.

O coordenador ressalta que o índice de empregabilidade obtido no primeiro semestre demonstra um ensino de qualidade. "Os profissionais da área de Engenharia da Computação não têm problemas para arrumar emprego. No Brasil, o mercado cresce em torno de 10% a 15% ao ano. Isso sem falar do mercado potencial também no exterior. Tudo isso aliado ao aprendizado no Inatel faz com que os resultados estejam acima das expectativas", diz.

"A cada nova turma que se forma, reafirmamos o compromisso de sermos um parceiro para toda a vida, promovendo cada vez mais parcerias com empresas idôneas que contribuam para o amadurecimento profissional dos nossos jovens", afirma Monteiro.

O NESP é o núcleo do Inatel voltado a estabelecer um relacionamento estreito entre as empresas e o Instituto, promovendo a adaptação do acadêmico às realidades do mercado de trabalho durante seu estágio.

 

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

+55 (35) 3471 9200