Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Palestra e blitz marcam Integração de Calouros do Inatel

integrao_de_calouros_2009"Acredito que esse é um evento fundamental à vida e a formação dos universitários, pois é uma maneira divertida de transmitirmos a importância de ser cidadão, de aderir à uma causa que prejudica nossa sociedade e demonstrar que cada um pode e faz a diferença". Com essas palavras, a aluna de Engenharia, Laís Moreira, falou sobre a Integração de Calouros do Inatel, da qual é responsável pela organização.

De 29 a 31 de julho, o Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel promoveu a Integração de Calouros do segundo semestre de 2009. Para isso uma série de ações foram promovidas para dar às boas-vindas aos alunos aprovados no vestibular do Inatel, realizado no mês de junho.

No dia 30, no Auditório Aureliano Chaves, foi promovido o debate ‘Bebida X Direção' que reuniu importantes personalidades da sociedade santaritense, tais como: o diretor do Inatel, professor Wander Wilson Chaves; o comandante da 3ª CIABMMG, capitão Cristiano Magalhães Silva, que apresentou dados sobre a realidade do Corpo de Bombeiros; o médico, Dr. Hélcio Murad, que abordou os efeitos e consequências do álcool no corpo humano; o advogado, Dr. Júlio Cezar Caponi, que discutiu a Lei Seca e as conseqüências legais, bem como o comandante da 114ª CIAPMMG, capitão Mario Jorge Sandy, que mostrou estatísticas referentes ao trabalho desenvolvido no município.

integrao_de_calouros"O nosso objetivo foi de conscientizar também os cidadãos santa-ritenses sobre os inúmeros problemas causados por motoristas alcoolizados. Com esse ato, depois de um ano da promulgação da Lei Seca, queremos destacar e relembrar a sua importância aos jovens", afirma a estudante.

Segundo ela, estudos comprovam que milhões de jovens, todos os anos, perdem as suas vidas por conta do consumo abusivo de bebidas alcoólicas por parte de motoristas. "Estatísticas do Departamento Nacional de Trânsito revelam que 6 mil jovens, entre 13 e 29 anos, morrem por ano no Brasil vítimas de acidente de trânsito. São cerca de 500 mortes por mês e o excesso de bebida alcoólica é, sem dúvidas, o responsável por uma parcela significativa desses acidentes", destaca.

Passada a palestra, que contou com a presença da imprensa local, foi realizada a Blitz Solidária - ‘Uma Campanha pela VIDA: Se Beber NÃO Dirija', que contou com o apoio do Inatel, da 114ª CIAPMMG de Santa Rita do Sapucaí e da 3ª Companhia do Corpo de Bombeiros Militar, com sede em Pouso Alegre.

"Acredito que neste semestre conseguimos atingir todos os nossos objetivos, houve a participação ativa dos calouros em todas as atividades, os quais demonstraram disciplina e muito entusiasmo", afirma Laís.

Além da Blitz, os alunos participarão também da ‘Caça à Engenharia - Os Grandes nomes que marcaram a origem e a evolução da Engenharia no Mundo'. Nessa etapa, por intermédio de pistas espalhadas pelo Inatel, os alunos foram desafiados a encontrarem o desafio final. "Cada equipe recebeu uma pista, a partir da qual tiveram acesso às demais, que se encontraram espalhadas por todo o campus. Foi muito divertido e tenho certeza que todos compartilharam o mesmo sentimento de alegria", conclui.

 

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

+55 (35) 3471 9200