Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Empreendedorismo: cinco projetos são apresentados por alunos do curso de pós-graduação em Biomédica

trabalhos_pos_enga_biomedica_bxaOs alunos do curso de pós-graduação em Engenharia Biomédica apresentaram no último dia 11, os trabalhos finais da disciplina Empreendedorismo e Informática Médica, Bases e Estratégias, sob a orientação do professor Dr. Luciano Martins Riêra. Os projetos desenvolvidos foram avaliados por uma banca examinadora, que assistiu as apresentações no Auditório Aureliano Chaves, no Inatel.

De acordo com o coordenador do Curso de Engenharia Biomédica do Inatel e responsável pela pós-graduação na mesma área, professor Fabiano Valias de Carvalho, 'a atividade faz parte da disciplina que envolve empreendedorismo, onde os alunos precisam criar uma empresa fictícia, elaborar o protótipo do produto a ser comercializado e defender a ideia no dia da apresentação', resume.

Cinco equipes tiveram 15 minutos, cada uma, para apresentação dos trabalhos à banca avaliadora, composta pelos professores Dr. Luciano Martins Riêra, Dr. José Maria Silva e Souza, e pelo fisioterapeuta Ricardo Chiaradia Cardoso.

Na mesma ocasião, em evento paralelo no laboratório de Engenharia Biomédica do Inatel, o professor Sávio Martins Coelho, como parte das atividades inerentes ao curso de pós-graduação, realizava experiência com o espectrofotômetro, equipamento que utiliza a luz para verificar a presença e a concentração de elementos no corpo humano.

Conheça os projetos:

MedicBox - O Sistema de Controle para Medicamentos tem como objetivo controlar de forma eficiente e automática o horário e o consumo de medicamentos mediante uma programação feita pelo usuário, evitando assim que o paciente receba uma super dosagem ou se esqueça de ingerir o remédio nos horários recomendados pelo médico.

HelpVoice - Equipamento que irá ligar e desligar instrumentos por comando de voz. Poderá ligar luzes e apagá-las, ligar e desligar a TV, chamar por ajuda, inclusive alimentar um animal de estimação por comando de voz. Este dispositivo será ligado a uma central em que quando acionada através da palavra ‘socorro', a Central de Atendimento irá entrar em contato para saber a necessidade. Se necessário será enviada uma ambulância.

Quadro de eventos Health Ahead - Software de obtenção de dados para estratificação de pacientes graves com interface lógica e de fácil assimilação mesmo no primeiro uso, além de acionar rotinas de software de correção de erros comuns, orientação de preenchimento, agilidade e precisão de cálculo, comparação de probabilidades obtidas por diversos ‘scores' selecionados, interface de hardware para apresentar os dados para o usuário fora do ambiente congesto de informações do prontuário eletrônico.

iBeng - Dispositivo de detecção de obstáculos à distância horizontal e vertical para facilitar a acessibilidade do deficiente visual.

Equipamento de terapia peltier - Equipamento para atender as clínicas de fisioterapia na reabilitação de pacientes que necessitem de terapias com baixas temperaturas. Até hoje esse tipo de terapia é comumente feita com a aplicação de gelo na área afetada.

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

+55 (35) 3471 9200