Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Alunos da rede pública de ensino recebem certificados do Programa de Inclusão Social do Inatel (4)

O Programa Inatel Cas@viva - Responsabilidade Social realizou nos dias 9 e 15 de dezembro a entrega dos certificados para 100 alunos da rede pública de ensino no projeto de Alfabetização Tecnológica para Inclusão Social. O objetivo do projeto é proporcionar a crianças e jovens de baixo poder aquisitivo o acesso à informação digital. Receberam os certificados os alunos das Escolas Estaduais Sanico Teles, Dr. Delfim Moreira, Sinhá Moreira e Dr. Luiz Pinto de Almeida.casavivawander

O projeto é dividido em dois módulos. No módulo 1, voltado para estudantes do ensino fundamental, concluíram o curso 55 alunos que participaram de aulas de microinformática, ética e cidadania, arte de falar em público, meio ambiente, esporte e música. No módulo 2, dedicado a estudantes do ensino médio, 45 alunos receberam seus certificados de conclusão do curso, participando de aulas sobre processos de qualidade, informática, eletricidade e eletrônica, telefonia, redes de comunicação de dados, web Page e Pascal.

Atividades

Durante o ano, 48 monitores voluntários, alunos de graduação de Engenharia Elétrica e da Computação do Inatel, ministraram disciplinas no Módulo 1. Os voluntários passam por uma pré-seleção aplicada pela equipe Cas@viva, além de receberem orientação comportamental e técnica. O Módulo 1 também contou com o apoio dos professores Carlos Alberto Vasques, na área de Meio Ambiente, e José Rocha de Carvalho, na área de Esportes.

O Módulo 2 foi conduzido pela equipe de especialistas do Inatel Cas@viva, que na área de treinamento é formada por Ana Elisa Cunha Anderi, Débora Costanti Justino Ribeiro e Rosimara Beatriz Arci Salgado. Na área comportamental, pela pedagoga Renata Mendonça Villela.

No decorrer do ano, os alunos inscritos no Programa participaram de várias atividades, como o Projeto Lixo Tecnológico e a passeata ecológica, com o objetivo de alertar e promover soluções para este tipo de lixo; passeio ao horto de Santa Rita; confecção de puffes produzidos com garrafas plásticas; doação de brinquedos e puffes ao asilo e creche da cidade; leitura informativa de artigos em jornais e revistas; confecção de luminárias feitas de CDs, entre outras.

Para o diretor do Inatel, professor Wander Wilson Chaves, o Programa conseguiu novamente atingir seu maior objetivo, que é possibilitar que estudantes da rede pública de ensino tenham mais acesso à informação e a novas tecnologias em educação. “Associado a escolas estaduais, o Programa Inatel Cas@viva busca a melhoria da formação dos alunos nas áreas de inclusão digital e formação empreendedora para cidadania”, explica. E acrescenta: “Nossa instituição se sente muito feliz em colaborar com a comunidade santa-ritense e em participar da formação desses jovens”.
Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

+55 (35) 3471 9200