Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Inatel sedia Fórum de Certificação da Anatel (4)

Nos próximos dias 27 e 28 de novembro, o Inatel sediará o 12º Fórum de Certificação de Produtos para Telecomunicações, promovido pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A reunião tem como objetivo avaliar o desempenho e propor melhoria contínua da gestão do processo de Certificação e Homologação de Produtos para Telecomunicações.

O Fórum tem como público-alvo órgãos certificadores (OCD's - Organismo de Certificação Designado), laboratórios de ensaios e fabricantes de equipamentos de telecomunicações.anatel

No dia 27, a participação será aberta ao público. A solenidade de abertura contará com a presença do diretor do Inatel, professor Wander Wilson Chaves; do Superintendente de Radiofreqüência e Fiscalização da Anatel, Edílson Ribeiro dos Santos e do Coordenador do Fórum, Maximiliano Salvadori Martinhão, também da Anatel. As atividades terão início às 09h, no auditório Aureliano Chaves.

No período da manhã, serão discutidas questões levantadas no Fórum anterior, realizado em Manaus, em junho deste ano, além dos seguintes temas: fiscalização de produtos homologados, alteração e estabelecimento de novos requisitos para Fibras Ópticas - G.657, Modems VDSL2, Telefone Dedicado, SIP, SHDSL - Modems e Regeneradores, Rede Interna, Proteção Elétrica de Rede Externa, SAR, Revisão da Res. 238, Cabos Cobreados, entre outros.

No período da tarde, serão abordados os seguintes tópicos: espectro sobre canalização e condições de uso de faixas de radiofreqüência; vantagens da Avaliação da Conformidade / Certificação de Receptores de TV Digital (Set-top Box); Planejamento 2009 da Subcomissão de Telecomunicações - DICLA - INMETRO; otimização de ensaios em cabos; abordagem de assuntos de interesse da certificação (manutenção da certificação / baterias / carregadores / cabos e outros).

As atividades serão encerradas às 17h30.

O dia 28 será reservado para reuniões entre os laboratórios, OCD's e um representante da Anatel, para discussão de questões técnicas e casos específicos.

Equipe do LabCal do Inatel participa do Fórum
Especialistas e integrantes da equipe do Laboratório de Ensaios e Calibração do Inatel (LabCal) participarão do Fórum. Segundo o Gerente da Qualidade do LabCal, Gilberto Vilas Boas Magalhães, que já participou de edições anteriores, o Fórum é fundamental para os laboratórios, pois trata de questões surgidas no cotidiano das atividades, principalmente no que diz respeito a normas e certificações para novas tecnologias. O laboratório do Inatel é acreditado ao Inmetro no anexo das resoluções 238 e 473 e avaliado pela Anatel no anexo da resolução 442, estando autorizado a realizar testes para fins de certificação, ensaios e calibração de diversos instrumentos.

Inscrições
Para participação no dia 27, as inscrições devem ser feitas até o dia 24 de novembro, próxima 2ª feira, pelo e-mail fcpt@anatel.gov.br, informando nome completo, empresa que representa, telefone e e-mail.

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

+55 (35) 3471 9200