Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Inatel participa de programa do Governo Federal de incentivo à inovação em pequenas empresas (4)

adoniasO Inatel, através de sua Incubadora de Empresas e Projetos, passou a integrar o Programa Prime - Primeira Empresa Inovadora, uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia, através da Financiadora de Estudos e Projetos – FINEP, que prevê o investimento de 1,2 bilhão de reais em empresas brasileiras de tecnologia nos próximos quatro anos.

O Prime tem como objetivo promover o desenvolvimento regional, a inovação tecnológica e a ascensão das pequenas empresas no país através de subvenção econômica. Para operar os recurssos financeiros foram selecionadas 18 incubadoras, dentre elas a do Inatel. Os critérios para a escolha, segundo a FINEP, foram a credibilidade e o histórico de atuação no apoio a empreendimentos inovadores. Os recursos serão repassados às empresas aprovadas nos editais pelas gestoras das incubadoras (FINATEL, no caso da incubadora do Inatel) e a expectativa é que o programa contemple cinco mil empresas até 2011.

O protocolo de intenções do Prime foi assinado em Brasília no dia 28 de junho pelo Presidente da FINATEL, professor Adonias Costa da Silveira, em uma cerimônia que contou com a presença, entre outras autoridades, do Ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Machado Rezende, do presidente da FINEP, Luís Manuel Rebelo Fernandes e dos dirigentes das outras 17 instituições que participarão do programa.

Em Minas Gerais, além da Incubadora do Inatel, integra o programa outras duas incubadoras: a Habitat, da Fundação Biominas e a InsoftBH, ligada à Sociedade Mineira de Software - Fumsoft. O Prof. Adonias estima que, no mínimo, 50 empresas de base tecnológica com até dois anos de funcionamento estarão sob a tutela do Inatel no programa. Para ele, a escolha para integrar o Prime demonstra o prestígio que a Incubadora do Inatel, e o próprio Inatel, possui no Governo Federal, por se tratar da única instituição do interior de Minas a participar do programa.

A liberação pela FINEP da verba para ser repassada às empresas deverá ocorrer em outubro e o primeiro edital está previsto para novembro.
Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

Telefone +55 (35) 3471-9200

Whatsapp +55 (35) 99951-8800