Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Inatel realiza curso para membros de câmara governamental que discute M2M

inatel-curso-IoT-Alberti

Na última sexta-feira, 6 de novembro, membros de instituições que compõem a "Câmara de Gestão e Acompanhamento do Desenvolvimento de Sistemas Máquina a Máquina" participaram de um curso sobre Internet das Coisas, promovido pelo Inatel em sua unidade em São Paulo. Criada pelo Ministério das Comunicações, a Câmara tem o objetivo de discutir o crescimento do mercado de M2M e IoT no Brasil e elaborar um Plano Nacional de Comunicação para a área.

O curso foi a primeira ação realizada pelo Inatel depois de assumir, junto à Universidade de Brasília- UnB, a vertical estratégica de Educação da Câmara. Novas edições serão realizadas em São Paulo para outros membros da Câmara, nas próximas semanas, e está prevista ainda uma edição especial do curso em Brasília. Dentre os participantes desta edição, estavam representantes da FINEP, CPqD, NIC.br e Qualcomm, entre outros. O curso é uma iniciativa do Centro de Referência em Radiocomunicações do Inatel (CRR). 

inatel-curso-IoT-MarcoConduzido pelos professores José Marcos Câmara Brito e Antônio Marcos Alberti, que atuam respectivamente como membro titular e membro suplente da Câmara, o curso teve carga horária de 8 horas e apresentou um panorama do cenário de IoT não só no país como no mundo e contemplou os fundamentos e conceitos que envolvem o tema, bem como as tecnologias necessária para a sua implantação. O curso também contou com a participação do pesquisador do Inatel, Marco Casaroli, que falou sobre hardware, sistemas operacionais e protocolos. 

De acordo com o professor Alberti, o objetivo do curso é possibilitar que os membros da Câmara discutam e aprofundem os conceitos para que possam discutir os desafios em aberto existentes. "Uma terceira intenção é discutir o que precisa ser feito em termos de pesquisa. O estudo e o ensino de IoT é um grande desafio pois é uma tecnologia convergente, que envolve desde eletrônica básica, telecomunicações e até computação de alto nível", explica.

Participação na Câmara

O Inatel é a única instituição de ensino privada do país a integrar a Câmara de Gestão M2M, formada por representantes do governo, universidades e iniciativa privada. Desde agosto, a instituição vem participando das atividades que visam acompanhar o desenvolvimento do mercado de soluções de comunicação entre dispositivos.

Em setembro, o inatel participou de um Workshop sobre o tema realizado pela Secretaria de Telecomunicações do Minicom, no qual o prof. Alberti apresentou as pesquisas desenvolvidas na área pela instituição. Em outubro, marcou presença no espaço destinado à Câmara na Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, em Brasília, onde apresentou alguns projetos, e no I Seminário Wearables Brasil, realizado em Campinas, também com a participação do prof. Alberti.

 

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

Telefone +55 (35) 3471-9200

Whatsapp +55 (35) 99951-8800