Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Projeto entre Inatel e MiniCom foca pesquisas em 5G

Centro de Referência do Inatel será apresentado no Futurecom

CRRCom investimento do Fundo de Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (Funttel), o Inatel implantou este ano, no campus em Santa Rita do Sapucaí-MG, o Centro de Referência em Radiocomunicações (CRR), que concentra pesquisas e desenvolvimento tecnológico de soluções para o acesso à Internet banda larga sem fio, enlaces de comunicação via satélite, radioenlaces de longo alcance e grande capacidade e, principalmente, redes de comunicações móveis de 5ª Geração. O trabalho do CRR será apresentado no Futurecom, o maior evento de TIC da América Latina, durante a palestra do pró-diretor de Pós-graduação e Pesquisa do Inatel, professor Dr. José Marcos Câmara Brito, que também coordena o CRR. A palestra será terça-feira, dia 27, às 10h50, no Auditório Argentina do Transamérica Expo, em São Paulo.

O Centro de Referência em Radiocomunicações foi criado em dezembro de 2014, em um projeto entre Inatel, FINEP, MiniCom e Funttel, e atualmente envolve 30 profissionais. De acordo com o secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Maximiliano Salvadori Martinhão, a expertise do Inatel na área de radiocomunicações foi determinante para a instalação do CRR. "O Brasil tem um grande território e isso demanda o uso de comunicação por rádio para chegar nos lugares mais remotos desse nosso país, seja por comunicação terrestre ou espacial, por satélite. E o Inatel há muito tempo produz estudos sobre esse assunto e, com certeza, apresentará resultados".

O coordenador do CRR, José Marcos Câmara Brito, explica que a escassez de oferta de serviços de qualidade em algumas cidades pequenas e rurais do Brasil muitas vezes se deve à dificuldade de levar infraestrutura de telecomunicações a estas regiões. Por isso, as pesquisas em radioenlaces digitais de alta capacidade são importantes, já que a comunicação sem fio pode ser a tecnologia viabilizadora do atendimento destas localidades.

Mais da metade dos recursos que serão aportados no CRR ao longo de três anos de trabalho serão aplicados nas pesquisas de redes 5G. Os pesquisadores estão levantando os prováveis cenários de utilização dessa rede no Brasil, bem como as necessidades e demandas específicas para a implementação da 5ª geração no Brasil. Uma análise comparativa profunda sobre as técnicas candidatas a comporem o próximo padrão de comunicações móveis também está sendo realizada. "A expectativa é de que, no final desses três anos de pesquisa, o Centro apresente três modelos de referência que possam ser utilizados pela indústria para o desenvolvimento de protótipos e produtos inovadores para a área de radiocomunicações", afirma Brito.

Os resultados já aparecem em menos de um ano de projeto. Duas patentes já estão em andamento: de um conversor de RF banda larga baseado em tecnologia fotônica e uma antena com múltiplas bandas para redes 5G. As soluções encontradas serão transferidas para o mercado, contribuindo para o desenvolvimento de tecnologia nacional, a criação de novas empresas na área e até mesmo a exportação de tecnologia de ponta. Também são objetivos do CRR o treinamento e capacitação na área e a apresentação de metodologias para testes de certificação de produtos e processos para as redes de 5ª geração.

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

+55 (35) 3471 9200