Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Estudante do 2º período apresenta projeto voltado para pessoas com deficiência

inatel-CBEBUm grupo formado por três professores e 15 alunos do curso de Engenharia Biomédica do Inatel participou da 24ª edição do Congresso Brasileiro de Engenharia Biomédica - CBEB 2014, realizado de 13 a 17 de outubro em Uberlândia (MG). Dentre eles, o aluno do 2º período, Walef Carvalho, apresentou o projeto "Cadeira Ortostática Dinâmica", desenvolvido com o apoio do Centro de Desenvolvimento de Transferência de Tecnologia Assistiva (CDTTA).

O projeto consiste em uma espécie de cadeira de rodas que consegue elevar uma pessoa com deficiência física para a posição vertical e permitir sua locomoção nesta posição. Desenvolvido por Walef e seus colegas na época de escola técnica, o projeto já foi apresentado em feiras voltadas para estudantes de ensino médio e reconhecido pela Yale and Engineering Association University e pela Secretaria Brasileira da Pessoa com Deficiência.

inatel-CBEB-WalefWalef Carvalho no Congresso Brasileiro de Engenharia Biomédica "A maior parte dos expositores eram pessoas que estão fazendo mestrado e doutorado e foi muito gratificante estar no meio deles e poder trocar experiências. Vi projetos incríveis e fiz minicursos muito interessantes. Foi uma experiência única", ressaltou Walef sobre a participação no CBEB.

Ainda segundo ele, o projeto gerou muito interesse entre os participantes e o motivou a se dedicar ainda mais às pesquisas. "Com o apoio do CDTTA, estou aprimorando o projeto. Instalei motores novos que permitem levantar até 600 quilos e também estou melhorando as partes mecânicas e de hardware", completou.

Sob orientação da professora Ana Letícia Gonçalves e do engenheiro Samuel Pereira, Walef irá apresentar o projeto na 33ª edição da Feira Tecnológica do Inatel – FETIN, que acontece nos dias 30 e 31 de outubro e 1º de novembro, no campus da instituição.

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

Telefone +55 (35) 3471-9200

Whatsapp +55 (35) 99951-8800