Projeto que irá medir a força dos membros inferiores de pessoas com lesão medular recebe apoio de empresas

Sistema de MensuraçãoA Alfa Instrumentos Eletrônicos e a AGTechnologies forneceram equipamentos para o desenvolvimento do projetoAs empresas Alfa Instrumentos Eletrônicos e AGTechnologies estão apoiando o desenvolvimento do Sistema de Mensuração da Força Corporal Aplicada aos Membros Inferiores, um dos projetos do Centro de Desenvolvimento e Transferência de Tecnologia Assistiva (CDTTA).

O projeto vai auxiliar nas pesquisas com o Elevador Ortostático Dinâmico (EOD), aparelho utilizado para o treinamento de recuperação da marcha em pessoas com lesão medular, também desenvolvido no Centro. A intenção é medir o peso que o paciente está descarregando nas pernas, desconsiderando o peso que está sendo sustentando pelo aparelho e registrar, dessa forma, a evolução do paciente durante o treinamento.

A Alfa Instrumentos Eletrônicos, empresa paulista especializada em equipamentos para pesagem, emprestou uma célula de carga para ser usada na pesquisas. Já a AGTechnologies, fabricante nacional de Displays de Cristal Líquido, doou um display que será integrado ao sistema que está sendo desenvolvido.

As pesquisas são conduzidas pelas alunas do 5º período do curso de graduação em Engenharia Biomédica do Inatel, Eugênia Lopes e Tassiany Albergaria, sob orientação do professor Fabiano Valias de Carvalho e da fisioterapeuta e pesquisadora do CDTTA, Claudia Garcez. O projeto é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG).

@ Entre em contato

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

+55 (35) 3471 9200

Escritório em São Paulo - SP - Brasil

WTC Tower, 18º andar - Conjunto 1811/1812

Av. das Nações Unidas, 12.551 - Brooklin Novo - 04578-903

+55 (11) 3043 6015 | inatel.sp@inatel.br