Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

inatel-reatech-abril-2013Cadeira de rodas motorizada de baixo custo é um dos projetos expostos na REATECHEntre os dias 18 e 21 de abril, o Inatel está presente na 12ª edição da REATECH, maior feira de tecnologia voltada para pessoas com deficiência da America Latina. No estande, a instituição apresenta os projetos desenvolvidos no Centro de Desenvolvimento e Transferência de Tecnologia Assistiva (CDTTA), que é fruto de uma parceria com o governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SECTES).

O destaque é o projeto "Kit para motorização de cadeira de rodas", que ficou em 3º lugar na 5º edição do Prêmio Instituto 3M para Estudantes Universitários, premiação que reconheceu os melhores projetos de extensão universitária em tecnologias sociais voltadas para a promoção da saúde, educação e meio ambiente. Desenvolvido por alunos do curso de graduação em Engenharia Biomédica do Inatel, que atuam como bolsistas no CDTTA, o Kit permite aos usuários de cadeira de rodas transformarem uma cadeira manual em uma cadeira motorizada.

O maior diferencial é que a cadeira adaptada com o Kit poderá ser utilizada nos dois modos, manual e motorizado, diferente das cadeiras motorizadas existentes atualmente no mercado, que não dão esta opção aos usuários. Outra grande vantagem é que além de leve, a cadeira pode ser dobrada facilmente para ser transportada, sem que seja necessário retirar a bateria.

A intenção do projeto, bem como de todos os projetos em desenvolvimento no CDTTA, é tornar a tecnologia acessível a todas as camadas da população. Por isso, o intuito é que o Kit tenha o menor custo possível. "O projeto visa alcançar o baixo custo, sem deixar de lado outros benefícios e inovações propostos. Uma das alternativas que está sendo estudada é nacionalizar as peças e componentes, que para a construção do protótipo foram importados", explica Filipe Loyola Lopes, um dos alunos responsáveis pelo projeto.inatel-cdtta-reatech-abril-2013-2

Os visitantes da REATECH também poderão conhecer o projeto Smart Home (Casa Inteligente), que permite a uma pessoa com deficiência ou cuidador, monitorar e controlar as atividades de um ambiente à distância, como abrir e fechar janelas e cortinas, ligar e desligar luzes, ar-condicionado e TVs, por exemplo. Todo esse gerenciamento é feito através de uma página WEB, podendo ser acessada de um celular, tablet ou computador a qualquer hora, em qualquer lugar. O sistema foi desenvolvido por alunos do Inatel como projeto de Iniciação Científica. Outros projetos voltados para pessoas com deficiência física, visual e auditiva também estarão expostos no estande da instituição, que estará localizado na Rua E.

Além dos projetos, a fisioterapeuta do Inatel Cláudia Garcez irá ministrar duas palestras durante o evento, uma sobre os trabalhos do CDTTA e outra sobre as pesquisas que desenvolve na área de Traumatismo Raquimedular, que acontecerão respectivamente no dia 20, às 10h, e no dia 21, às 11h30.
Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

Telefone +55 (35) 3471-9200

Whatsapp +55 (35) 99951-8800