Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

visitastecnicas1Nas visitas, os estudantes acompanham as pesquisas com o Elevador Ortostático DinâmicoUm grupo formado por 16 estudantes de Enfermagem de Itajubá (MG) está realizando uma série de visitas técnicas ao Centro de Desenvolvimento e Transferência de Tecnologia Assistiva (CDTTA). As visitas acontecem sempre às terças-feiras pela manhã, quando os acadêmicos têm a oportunidade de acompanhar as pesquisas com o Elevador Ortostático Dinâmico, equipamento desenvolvido para o tratamento de pessoas com lesão na medula.

A cada semana os estudantes se revezam, comparecendo em duplas ao Centro. Segundo a professora Noemi Dias de Souza Perrota, que é orientadora do grupo, a intenção é promover o contato dos estudantes com a área de pesquisa e tecnologia voltada para a Saúde. "As visitas são importantes para que os alunos ampliem sua visão sobre a área em que irão atuar e troquem experiência com os alunos do Inatel, pesquisadores do Centro e os pacientes que participam dos estudos com o Elevador", argumenta a professora.

visitastecnicas2A fisioterapeuta Claudia Garcez (à dir.) e a profª. Noemi Perrota (ao lado de Claudia) com os estudantes de EnfermagemNa opinião da fisioterapeuta e pesquisadora do CDTTA, Claudia Garcez, responsável por acompanhar os acadêmicos, além de ser uma oportunidade de divulgar os trabalhos do Centro, as visitas são uma maneira de incentivar a interdisciplinaridade e o trabalho em equipe entre profissionais de diferentes áreas, interação que é fundamental no desenvolvimento das tecnologias assistivas.

Para os estudantes de Enfermagem Rafaela Rodrigues Jacobson e Emerson Luís Ribeiro a experiência de acompanhar uma pesquisa científica em uma instituição de tecnologia tem sido muito gratificante. Tanto que eles gostariam de voltar no próximo ano. "Está sendo um grande aprendizado. Ao acompanhar essa pesquisa, pudemos ver o quanto a motivação é importante para ajudar os pacientes com paraplegia e tetraplegia a superar suas dificuldades e isso, será essencial em nosso trabalho", relata Rafaela.

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

Telefone +55 (35) 3471-9200

Whatsapp +55 (35) 99951-8800