Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

O Centro de Desenvolvimento e Transferência de Tecnologia Assistiva (CDTTA), braço do Inatel destinado à pesquisa de soluções tecnológicas para atender às necessidades das pessoas com deficiência, estará presente na 31ª FETIN, que acontece nos dias 18, 19 e 20 de outubro, no campus do Instituto, em Santa Rita do Sapucaí (MG). Em seu estande, os visitantes poderão saber mais sobre a proposta do Centro e conhecer os projetos em desenvolvimento.

Um dos projetos em exposição será o Andador Microcontrolado, desenvolvido pelo aluno do 10º período do curso de graduação em Engenharia da Computação, Diego Marcel de Souza Pinto. Idealizado a partir da vivência do próprio aluno, que precisou utilizar um andador durante a recuperação de um acidente, o projeto foi destaque na FETIN de 2011 e, este ano, foi integrado ao CDTTA.

O equipamento tem motores e rodas com giro de 360° e, ao acionar um simples botão, o usuário pode movimentar-se para frente e para trás, sem que seja necessário levantá-lo. Outro diferencial são os sensores que aumentam a segurança do equipamento, fazendo-o parar quando sai do alcance do paciente.

Os visitantes da 31ª FETIN também poderão conhecer, no estande do CDTTA, as pesquisas com o Elevador Ortostático Dinâmico, conduzidas pela fisioterapeuta Claudia Garcez. O equipamento propõe um novo tratamento para pessoas com lesão medular, por meio da reeducação da marcha. Os resultados são o aumento da força muscular, maior independência funcional, diminuição da espasticidade (rigidez muscular).

E para quem quiser se aprofundar sobre o tema Tecnologia Assistiva, a FETIN oferecerá ainda um workshop ministrado pela fisioterapeuta Claudia Garcez, no dia 19, às 19h.

Sobre o CDTTA

O Centro de Desenvolvimento e Transferência de Tecnologia Assistiva (CDTTA) é fruto de uma parceria entre o Inatel e o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes). Inaugurado em agosto deste ano, o Centro tem como propósito a transferência de tecnologias assistivas para o setor industrial, com o intuito de torná-las acessíveis a todas as camadas da população.

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

+55 (35) 3471 9200