Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar
Informações coletadas na reunião serão utilizadas no projeto de desenvolvimento de uma cadeira de rodas motorizada de baixo custo

inatel-reuniao-cdtta-ago-2012A reunião foi realizada na sede do CDTTA, localizada no campus do InatelNa última semana, os alunos do 5º período do curso de graduação em Engenharia Biomédica, Filipe Loyola Lopes e Diego Vieira Pereira, se reuniram com os cadeirantes que participam das pesquisas do Centro de Desenvolvimento e Transferência de Tecnologia Assistiva (CDTTA). O objetivo dos estudantes foi saber quais as dificuldades que os cadeirantes enfrentam no dia a dia ao utilizar a cadeira de rodas e pegar dicas de como o produto pode ser melhorado. As informações coletadas serão utilizadas no projeto de desenvolvimento de uma cadeira de rodas motorizada de baixo custo, no qual os alunos atuam.

O encontro foi acompanhado pelo orientador do projeto, professor José Maria da Silva Souza, e pela fisioterapeuta do Centro, Claudia Garcez, que viu na reunião uma forma importante de promover a interação entre pesquisadores e usuários desse tipo de equipamento. "Nos projetos de tecnologia assistiva é preciso entender não só as partes técnica e teórica, mas também a opinião de quem irá utilizar os produtos desenvolvidos. Isto garante a funcionalidade deles", argumenta a fisioterapeuta.

Os cadeirantes Márcia de Melo Bueno e Ricardo Pinheiro Filho, que participam das pesquisas do Centro, também aprovaram a iniciativa. Ambos concordam que a troca de informações com os alunos permitirá o desenvolvimento de um produto aperfeiçoado de acordo com as necessidades das pessoas com deficiência. "É muito bom quando uma entidade séria demonstra essa vontade de ajudar", comenta Márcia.

Próximos passosinatel-reuniao-cdtta-ago-2012-2Ricardo conta ao aluno Filipe quais são as principais dificuldades enfrentadas no uso da cadeira de rodas

Com base nas informações coletadas durante o encontro, os alunos irão definir qual o tipo de cadeira de rodas mais adequado para o projeto, procurar fornecedores para os componentes necessários, desenvolver os circuitos elétricos e mecânico e fazer um protótipo. A previsão é de que as pesquisas sejam concluídas dentro de um ano.

Sobre o CDTTA

O Centro de Desenvolvimento e Transferência de Tecnologia Assistiva (CDTTA) é fruto de uma parceria entre o Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel e o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes). Sua sede fica dentro do próprio campus do Instituto, em Santa Rita do Sapucaí (MG).

Sua criação faz parte de uma série de ações do programa Rede Mineira de Tecnologia Assistiva, do Governo de Minas, voltado para o atendimento das pessoas com deficiências no estado.

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

+55 (35) 3471 9200