Santa Rita do Sapucaí recebe coleta do Lixo Eletrônico neste sábado, 23

No final do mês, Pouso Alegre também receberá a ação promovida pela Cas@Viva do Inatel

Inatel LixoEletronico SantaRita Set2016 45Por meio da Cas@Viva do Inatel, a Praça Santa Rita em Santa Rita do Sapucaí receberá neste sábado, dia 23 de setembro, a Coleta do Lixo Eletrônico. A população poderá realizar o descarte correto das 9h às 15h. No local a equipe da Cas@Viva estará pronta para receber estes materiais além de realizar ações com a comunidade santa-ritense.

A campanha promove a coleta de equipamentos eletroeletrônicos como monitores de computadores, telefones celulares, baterias e pilhas, computadores, carregadores, mouses, televisores, câmeras fotográficas, impressoras, entre outros. Esse tipo de material corresponde a 5% de todo o lixo produzido pela humanidade. Isso quer dizer que 50 milhões de toneladas são jogadas fora todos os anos pela população do mundo. Esses metais podem causar sérios danos à saúde e provocar a contaminação e poluição do meio ambiente.

É importante salientar que a campanha não recolhe televisores e monitores de tubos abertos ou quebrados, além de lâmpadas fluorescentes.

“Em Santa Rita do Sapucaí nosso objetivo é de manter a parceria e o apoio das escolas e com a população da cidade na qual já temos há mais de 10 anos. Todos conhecem nosso trabalho e sempre participam e isso é muito importante para a continuidade deste projeto. Vamos interagir com a comunidade, fazer um dia diferente, todos estão convidados”, comentou a responsável pelo projeto, Débora Constanti Justino Ribeiro.

Além da coleta, a equipe da Cas@Viva prepara atividades durante a ação. As crianças terão um espaço interativo para colorir e brincar e o público também poderá conferir duas atividades realizadas pelos alunos da Cas@Viva com exposições, uma com as telas da oficina de Stencil e a de fotografia sobre o tema “Um olhar sobre minha terra”.

Segundo a orientadora pedagógica da Cas@Viva, Renata Aparecida Mendonça Vilela, a ideia da exposição de fotografia é para valorizar o meio ambiente existente a nossa volta. “Esta exposição será realizada por fotos tiradas pelos alunos, na qual o objetivo é mostrar o meio ambiente que existe em nossa cidade e que muitas vezes não vemos ou não percebemos a sua importância, são fotos locais que visam despertar nos alunos esta atenção no que está a nossa volta”, comentou. A ação na praça será encerrada com Ludmila Morais com um show às 15h.

Pouso Alegre

A próxima cidade a receber a Coleta do Lixo Eletrônico é Pouso Alegre. Na cidade, a coleta será realizada no próximo dia 30 de setembro das 09h às 15h, no pátio da rodoviária. Esta edição será especial, já que contará com uma gincana entre nove escolas públicas e particulares do município.

Participam da gincana, a Escola Estadual Virgília Paschoal, Colégio São José, Escola Estadual Dr. José Marques de Oliveira, Colégio Vale do Sapucaí – Anglo, Escola Estadual Monsenhor José Paulino, Escola Estadual Vinícius Meyer, Escola Estadual Presidente Bernardes, Colégio Fenix e Colégio Estadual Geraldina Tosta.

Para interagir com as escolas, e deixar a disputa entre elas mais acirrada o Inatel criou o Torcidômetro.  Nele os alunos e qualquer pessoa pode votar em sua escola de preferência. As três primeiras escolas a receberem mais votos ganharão mais pontos no total da coleta. As escolas até o 5º lugar receberão um troféu e a campeã uma TV de 42 polegadas.

“Em Pouso Alegre nosso objetivo é de aumentar a conscientização na cidade. Tivemos outras oportunidades no município e agora voltamos com uma novidade que é de envolver as escolas de ensino médio e levar a conscientização para estes alunos, o que torna mais importante do que a própria gincana em si”, enfatizou Débora.

Assim como em Santa Rita do Sapucaí, em Pouso Alegre, além da coleta, a equipe da Cas@Viva prepara atividades durante a ação. Uma apresentação do grupo Sax In The Beats encerra as atividades no município.

face 4

@ Entre em contato

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

+55 (35) 3471 9200

Escritório em São Paulo - SP - Brasil

WTC Tower, 18º andar - Conjunto 1811/1812

Av. das Nações Unidas, 12.551 - Brooklin Novo - 04578-903

+55 (11) 3043 6015 | inatel.sp@inatel.br