Professor do Inatel é eleito novo presidente da ALCA

letrasO engenheiro e professor do Inatel, José Antônio Justino Ribeiro foi eleito o novo presidente da Academia de Letras, Ciências e Artes de Santa Rita do Sapucaí –ALCA. A eleição foi realizada no último dia 26 de agosto em sessão ordinária realizada no Auditório Aureliano Chaves, no Inatel. O novo presidente ficará a frente da entidade pelos próximos dois anos durante o biênio 2018 -2019.

O professor substitui o jornalista Evandro Carvalho, que esteve à frente da entidade por dois mandatos, biênios 2014-2015 e 2016-2017. Justino será o primeiro nome ligado às ciências exatas a ocupar a presidência desde que a antiga Academia Santarritense de Letras passou a se chamar Academia de Letras, Ciências e Artes de Santa Rita do Sapucaí, ampliando seus quadros antes restritos aos representantes das letras.

“A ALCA tem tido excelentes corpos diretores por mais de 30 anos. Ao longo desses anos, estabeleceram-se programações que estendeu muitas de suas atividades para a comunidade. Entre essas, há premiação para os iniciantes nas artes e nas letras, a exibição de filmes de arte, debates literários, debates sobre temas de interesse público, apresentações artísticas, etc. Como a nova direção só tomará posse no final do mês de setembro, em um primeiro momento procuraremos preservar as atividades que já se consolidaram e, nas futuras reuniões, serão feitas novas programações para o biênio”, comentou o professor Justino.

Pode-se dizer que a história do novo presidente se confunde com a própria história do Vale da Eletrônica ou que as duas estão intimamente ligadas. José Antônio Justino Ribeiro nasceu no Espírito Santo e veio para Santa Rita do Sapucaí aos 16 anos para estudar na ETE – Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa ainda nos seus primeiros anos. Mais tarde estudou no Inatel – Instituto Nacional de Telecomunicações onde graduou-se em engenharia elétrica com ênfase em telecomunicações. É mestre e doutor pelo ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica, de São José dos Campos (SP), e autor de dezenas de livros a artigos científicos.

Justino entrou para a Academia em 11 de julho de 2015 e ocupa a cadeira de número 12 cujo patrono é o padre e professor Raul Laranjeira de Mendonça. Antecederam Justino, o filósofo, teólogo e professor Ramón Villar Paisal (letras), Antônio Siécola Moreira (letras), o cartunista e escritor Victor Hugo Neira Munõz (artes) e Evandro Carvalho (letras). 

18ª Diretoria

A 18ª diretoria também foi eleita na sessão. O professor José Cláudio Pereira será o vice-presidente substituindo o trovador e seresteiro Antônio Siécola Moreira, Evandro Carvalho volta ao secretariado da Academia, o advogado Mauro Cunha Azevedo Neto será o segundo secretário substituindo o professor José Geraldo de Souza, a coreógrafa Ândrea Falsarella segue como tesoureira, o decano da Academia – Décio de Almeida Azevedo como segundo tesoureiro, o novo orador será o engenheiro Ronaldo de Azevedo Carvalho em substituição ao maestro e pianista Ricardo Abrahão Pereira Machado. A relações públicas da entidade continuará sendo a escritora e poetiza Jandyra Adami Neves de Carvalho.

O jornalista Evandro Carvalho, que se despede da presidência, diz que a Alca estará em boas mãos nos próximos dois anos. “O professor Justino é um gigante, exemplo para os mais jovens. Tem uma história de vida belíssima e é um cientista de grande envergadura e gabarito. A Academia ganhou muito com sua presença, frequentador assíduo que é de nossas reuniões e demais eventos. Tenho certeza que conduzirá com maestria os destinos da Alca durante seu mandato. Tem sabedoria, experiência e humildade de sobra, requisitos imperativos para ocupar a presidência desta Casa”.

@ Entre em contato

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

+55 (35) 3471 9200

Escritório em São Paulo - SP - Brasil

WTC Tower, 18º andar - Conjunto 1811/1812

Av. das Nações Unidas, 12.551 - Brooklin Novo - 04578-903

+55 (11) 3043 6015 | inatel.sp@inatel.br