Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Automação

Guia de Fontes

AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL / INDÚSTRIA 4.0

Alexandre Baratella Lugli

Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Itajubá, é professor e coordenador de cursos superiores em Engenharia de Controle e Automação e Engenharia Elétrica do Inatel. Tem experiência na área de controle de processos eletrônicos, retroalimentação, atuando principalmente nos seguintes temas: redes industriais, ethernet, meios físicos, instrumentação industrial, atuadores e controladores industriais.

Egídio Neto

Mestre em Telecomunicações e graduado em Engenharia Elétrica pelo Inatel. Atua como professor no Inatel e na Faculdade de Extrema - FAEX. As principais áreas de interesse são: Redes Industriais, Sistemas de Comunicação de Tempo Crítico para Automação, Internet das Coisas para Indústria (IIoT), Sistemas de Comunicação de 5a. Geração, Manufatura Avançada, Sistemas de Controle Clássico, Discreto e Moderno, Robótica e SmartGrid.

Yvo Marcelo Chiaradia Masselli

Doutor em Engenharia Elétrica e mestre em Engenharia de Energia pela Universidade Federal de Itajubá (Unifei). Graduado em Engenharia Elétrica, ênfase em Eletrônica e Telecomunicações, pelo Inatel. É professor dos cursos de graduação e pós-graduação do Inatel e coordenador da Pós-graduação em Automação Industrial. É professor visitante na Universidade Jade, na Alemanha, onde ministra anualmente o curso: "Artificial Intelligence and Biomedical Engineering". Possui artigos publicados no Brasil e no exterior.

Guia de Fontes

ROBÓTICA

Wanderson Saldanha

Mestrando em Engenharia Elétrica na Universidade Federal de Itajubá (Unifei), é professor da graduação e pós-graduação do Inatel nos cursos de Automação e Controle e Engenharia Biomédica, nas áreas de instrumentação industrial, sistemas hidropneumáticos, eletrônica e potência, e transdução de sinais biomédicos. É coordenador da equipe de robótica do Inatel, Robotbulls.

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

+55 (35) 3471 9200