Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Boletim Informativo do NEmp

Programa de Milhagem contribui para formação empreendedora dos alunos

inatel-incubadora-nemp-fev-2013

Com o objetivo de fortalecer a cultura empreendedora no Inatel e estimular a participação dos alunos em eventos sobre empreendedorismo, o Programa de Milhagem do NEmp – Núcleo de Empreendedorismo oferece prêmios e vantagens aos estudantes que realizam atividades extracurriculares promovidas ou credenciadas pelo Programa.

Incubadora do Inatel recebe novos investimentos da Fapemig

"Reflexões do NEmp"

 

Continuando a refletir sobre algumas definições sobre o comportamento empreendedor, foi David C. McClelland (1917/1998) quem realmente deu início à contribuição das ciências de comportamento para o empreendedorismo. Assim, ele definiu que o empreendedor tinha uma “cultura generalizada de realização”, que se caracterizava como “o desejo de fazer algo por fazê-lo, mais do que com fins de poder, amor, reconhecimento ou se desejar, lucro”.

 Já para Peter Drucker (1909/2005), o empreendedor é alguém que consegue resultados, e não necessariamente alguém que manipula os recursos disponíveis utilizando-se de certas práticas. Ele apresenta três traços importantes no empreendedor: a criatividade, a insatisfação com o “status quo” e a determinação pessoal.

 Busca de realização, vontade de fazer algo, determinação, criatividade, insatisfação: não é isto que garante o progresso? Não é isto que queremos de nossos alunos, para que saiam de sua “mesmice” e cresçam como pessoas e profissionais? O despertar de tudo isto, mesmo que seja em pequenas doses, não lhes daria maior motivação?

 

Prof. Mario Augusto

13 de março de 2012

Empresa Altezze, residente na Incubadora do Inatel, desenvolve softwares personalizados

Depois de um ano na Incubadora de Empresas do Inatel, a empresa Altezze inicia uma nova fase com o desenvolvimento de softwares personalizados para empresas. São softwares de gestão, controle e configuração de equipamentos, além de sites, lojas virtuais, e-mail marketing, entre outros.

altezze
Edson Ribeiro, um dos sócios da Altezze

Os sócios Edson Mallet Maia Ribeiro, Salatiel Quesler Ribeiro Batista e Érmiston Luiz Reis Tavares, formados em Engenharia da Computação pelo Inatel, são especializados em diversas áreas de software para atender as demandas do setor de Tecnologia da Informação de maneira eficiente. "O nosso objetivo é facilitar o trabalho do nosso cliente ao máximo, com softwares simples de serem executados, mas com alta eficiência, e um preço competitivo", disse Edson Ribeiro.

De acordo com Edson, a Incubadora do Inatel oferece todo o apoio para que a empresa entre no mercado de forma competitiva. "A Incubadora é uma referência e fazer parte dela ajuda na conquista de clientes".

PROMOÇÃO

A Altezze está lançando uma promoção de aniversário, confecciona o site de sua empresa com domínio e hospedagem grátis por um ano, e o valor ainda pode ser parcelado no cartão. Outras informações no site www.altezze.com.


 

Duas novas empresas incubadas no Inatel

fachadaincubadoraA Alba Tecnologia Industrial e a Hit Soluções Tecnológicas são as duas novas empresas residentes da Incubadora de Empresas e Projetos do Inatel. Elas participaram do último processo seletivo, que teve sete planos de negócios inscritos, e foram eleitas por um júri formado por especialistas do Instituto Nacional de Telecomunicações e empresários locais.

Com um modelo de negócio voltado para serviços e soluções customizadas destinado ao mercado de automação industrial e com foco em empresas do segmento alimentício e de bebidas, a Alba Tecnologia Industrial tem como sócios dois engenheiros formados pelo Inatel, Fernando Augusto Campanharo Costa e Marcos Heiner Campanharo Costa.

Já a Hit Soluções Tecnológicas surgiu da união de três estudantes do 8º período de Engenharia Elétrica da faculdade, Luis Felipe Cardillo e Castro, Gabriel Dias Scarpioni e Marcos Francisco Ferreira Carvalho. A empresa desenvolverá soluções tecnológicas para atuação no mercado de automação comercial, com foco em sistemas inteligentes de atendimento ao cliente.

As duas empresas chegaram à etapa final depois de passarem por todas as etapas obrigatórias que integram o processo de seleção de empresas da Incubadora, o que inclui, entre outros subprocessos, a participação dos empreendedores em um curso de capacitação com os temas inovação, mercado, finanças e o dia a dia de uma microempresa nascente, além de uma análise de viabilidade dos planos de negócio. O júri que atuou neste processo de seleção foi formado pelo consultor empresarial e engenheiro Ivan Edson Ribeiro Gomes, pelo sócio-proprietário da empresa graduada Liveware, o engenheiro Célio Costa, pelo coordenador do curso superior de Tecnologia em Automação Industrial do Inatel, professor Alexandre Baratella Lugli, e também pelo coordenador do Núcleo de Empreendedorismo do Inatel (NEmp), professor Rogério Abranches da Silva.

ACIMA DA MÉDIA

Atualmente a Incubadora do Inatel tem 11 empresas residentes que juntas empregam 17 colaboradores e contam com 29 empresários, sendo 12 alunos, 12 ex-alunos do Inatel, e cinco sócios, com mais de dez produtos e serviços oferecidos ao mercado.
No ano de 2010, a Incubadora realizou quatro processos seletivos, com uma média de cinco negócios por vaga. De acordo com a responsável pela certificação da ISO 9001:2008, Fernanda Balestra, essa média está acima da meta estabelecida pelo Sistema de Gestão da Qualidade da Incubadora, que é de quatro candidatos por vaga.

 

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

+55 (35) 3471 9200