Avaliar uma ideia inovadora: mais detalhes...

images 2

Dentro dos critérios mínimos de avaliação de uma ideia inovadora, podemos detalhar quais são os aspectos a considerar com mais precisão:

1-)     Alinhamento Estratégico – aqui é preciso considerar se a ideia está no “foco”, no “core” institucional, e se a ele serve. Será que ela, se implantada, contribuirá para dar resultados tangíveis, como o aumento do faturamento? E nos resultados intangíveis, como valorização da marca, na imagem institucional?

2-)     Necessidade do consumidor – será que os consumidores realmente aceitarão a inovação? A ideia apresenta benefícios únicos para o consumidor, ou seja, vantagem competitiva?  A inovação vai ser aceita, “consumida” pelo mercado? Realmente agrega valor, tanto para o consumidor quanto para a sociedade?

3-)     Viabilidade comercial – a inovação terá uma participação inicial significativa no mercado a ela destinado? Poderá crescer, nesta participação, significativa e firmemente? Terá características de auto suntentabilidade?

4-)     Viabilidade econômica – exigirá muitos recursos para seu desenvolvimento/lançamento? Terá condições de dar retorno a tal investimento a um prazo razoável?

5-)     Viabilidade técnica – ela poderá ser desenvolvida com potencial técnico interno ou terão que ser contratadas “competências externas”? O tempo de desenvolvimento é muito longo, ou aceitável?

Parece um pouco complicado, não? Mas existem tabelas, bem interessantes, em que é possível quantizar tais fatores, e “dar uma nota” à ideia. Isto permitirá selecioná-la ou rejeitá-la frente a outras e dará base até para o Planejamento Estratégico de sua melhoria/lançamento. Tudo isto será comentado no próximo “Inovação e Cia”.

A Equipe do NEmp

NOTÍCIAS

{{article.title}}{{article.date}}

@ Entre em contato

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

+55 (35) 3471 9200

Escritório em São Paulo - SP - Brasil

WTC Tower, 18º andar - Conjunto 1811/1812

Av. das Nações Unidas, 12.551 - Brooklin Novo - 04578-903

+55 (11) 3043 6015 | inatel.sp@inatel.br