Como avaliar uma ideia inovadora?

avaliando fagote

Avaliar uma ideia inovadora é uma ação muito importante, para que sejam minimizados os riscos em sua implementação. Isto pode ser feito de diversos modos, que incluem desde o “feeling” de uma equipe responsável, até a utilização de ferramentas relativamente precisas, pois este assunto apresenta um bom grau de subjetividade. Tanto que estas ferramentas sempre devem ser utilizadas por equipe multidisciplinares, pela diversidade de opiniões...

De qualquer forma, algumas linhas devem ser obrigatoriamente seguidas, no mínimo. São elas, segundo a ANPEI (Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras):

1-     Alinhamento Estratégico – se a inovação realmente vai criar novos valores para a instituição, dentro de sua área de ação;

2-     Necessidade do consumidor – se a inovação vai ser de fato aceita, “consumida” por um mercado significativo;

3-     Viabilidade comercial – se a inovação vai ter uma participação real e crescente no mercado;

4-     Viabilidade econômica – necessidades de investimento e possibilidades de retorno, a um prazo definido; lucratividade interessante;

5-     Viabilidade técnica – potencial de desenvolvimento e maturação.

É evidente que outros fatores podem (e devem) ser considerados, tais como legislação a respeito, interesse dos inovadores em dar continuidade à inovação, etc. No entanto, os acima citados, que serão mais detalhados nos próximos “Inovação e Cia.”, são os que obrigatoriamente devem ser considerados.

A Equipe do NEmp

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