Design de tecnologias médicas, dispositivos vestíveis e biossensores

Desenvolvimento de tecnologia sem fio para monitoramento de temperatura em incubadoras neonatais.
Descrição: Desenvolvimento de um dispositivo sem fio para incubadoras neonatais capazes de mensurar a temperatura corpórea do recém-nascido (RN), dispensando o uso de fios e de termômetros convencionais que requerem a abertura da câmara para sua colocação frequente. O dispositivo que está em desenvolvimento permitirá a mensuração constante e precisa da temperatura corporal do bebê e os dados serão transmitidos de forma Wireless para um dispositivo de modo a apresentar de forma clara e objetiva a temperatura do RN para os enfermeiros e médicos da UTI neonatal em uma interface que também está sendo trabalhada. O projeto está sendo desenvolvido em parceria com a Santa Casa de Belo Horizonte.
Pesquisadores: Daví Padula Rabelo, Júlia de Freitas Carvalho e Rômulo Cabral de Magalhães.

Desenvolvimento de dispositivo vestível para monitoração de marcha e tratamento ortopédico de animais.
Descrição: Desenvolvimento de um dispositivo vestível para monitoramento clínico e tratamento de animais terrestres de pequeno e médio porte. O dispositivo é composto por uma estrutura construída em 3D e moldada sob medida para o animal. Objetiva-se dar suporte ou substituir um membro. Em conjunto, estão sendo adicionados sensores para o monitoramento do quadro clínico do animal, além de um eletroestimulador para a aplicação de campo eletromagnético pulsado para alívio da dor e aceleração da consolidação óssea.
Pesquisadores: Lucas Toledo Cappello.

Desenvolvimento de dispositivo para avaliação de saúde bucal de crianças.
Descrição: Propõe-se o desenvolvimento de um dispositivo de baixo custo capaz de realizar uma avaliação precoce do risco de formação de cáries. Este projeto utiliza um laser para induzir fluorescência e um resistor dependente de luz (LDR) para detectar a luz emitida. Objetiva-se o desenvolvimento de um protótipo acessível, com potencial aplicação em postos de saúde e escolas, a fim de contribuir para a redução de doenças dentárias em crianças.
Pesquisadores: Thomas Ceccon Guimarães.

Desenvolvimento de um dispositivo para detecção e avaliação de risco de queda em ambiente hospitalar
Descrição: Em parceria com o hospital Sírio Libanês, este projeto visa o desenvolvimento de um sistema funcional de identificação e avaliação de risco queda de pacientes dentro do ambiente hospitalar, capaz de enviar alertas em tempo real de forma clara e objetiva para a equipe de profissionais presentes no local.
Pesquisadores: Lívia Mendes Borges e Pedro Henrique do Carmo Miranda.

Desenvolvimento de software e informática médica.

Desenvolvimento de aplicativo web para terapia de pacientes com lesão neurológica na fala e memorização.
Descrição: Desenvolvimento de um site dedicado à terapia de pacientes com lesão neurológica na fala e memorização. O objetivo do site é fornecer aos profissionais da área de fonoaudiologia uma plataforma interativa onde eles possam incluir técnicas e instruções de exercícios. Além disso, o site permitirá o cadastro e o acompanhamento dos pacientes, possibilitando a realização dos exercícios em casa e registro de progresso. Assim, utilizando os conhecimentos de programação está sendo elaborado uma plataforma centralizada para compartilhamento de informações e comunicação entre profissionais e pacientes.
Pesquisadores: Marcela de Cássia Ribeiro e Sabrina Ramos Silveira.

Estudo do uso de rastreamento ocular para neuroeducação.
Descrição: Desenvolvimento de um sistema de rastreamento ocular e o estudo de sua aplicação voltada a neuroeducação, especialmente para pacientes neurológicos. Está sendo realizado um estudo e definição de uma solução, utilizando a linguagem de programação (Python), para uma abordagem multidisciplinar por meio do uso de técnicas de rastreamento ocular, bem como estudos sobre memória e estratégias de aprendizagem adaptadas. Espera-se que o projeto melhore a qualidade de vida e o desempenho acadêmico de pacientes neurológicos, proporcionando-lhes oportunidades de desenvolvimento cognitivo e social.
Pesquisadores: Caio Lima Ramos e Tiago Rodrigues Plum Ferreira.

Desenvolvimento de sistema de realidade virtual para reabilitação neuropsicológica
Descrição: Desenvolvimento de um sistema para reabilitação neuropsicológica com realidade virtual, tendo como enfoque idosos, pacientes adultos em reabilitação pós-neurocirurgia, com sequelas cognitivas, AVC, acompanhamento psiquiátrico e uso de fármacos. Dessa forma, o projeto em desenvolvimento servirá como uma ferramenta de apoio durante as consultas, a partir de simulações de cenários para a realização do atendimento, buscando estimular os pacientes na realização de atividades de estimulação motora, além de outras estimulações cognitivas. O projeto está sendo desenvolvido em parceria com o Centro Universitário de Valença - UNIFAA.
Pesquisadores: Fernando Feluxis Siqueira e Marcos César Freitas da Silva.

Desenvolvimento de aplicativo de teste de trilhas para avaliação da aprendizagem motora em idosos
Descrição: Em parceria com a Universidade UNIFAL, este projeto visa o desenvolvimento de um aplicativo de teste de trilhas adaptado por gameficação para avaliação da aprendizagem motora em idosos. O projeto deve contar telas de registro, treino, além de alterações na visualização, como por exemplo, fundo escuro, de modo a permitir que o paciente se sinta imerso durante a sessão a fim de promover uma melhor avaliação em idosos.
Pesquisadores: Victor Arruda Gorgal.

Tecnologias assistivas e engenharia de reabilitação.

Otimização e recobrimento de mão biônica controlada por EMG.
Descrição: Desenvolvimento de uma mão robótica com movimento dos dedos independentes controlados por servomotores, sensores de temperatura e pressão, além da incorporação de controle por sinais eletromiográficos (EMG) e acabamento mais realista. O projeto mão biônica está sendo realizado em parceria com o Departamento de Informática em Saúde da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).
Pesquisadores: Gabriel Sarlo Carneiro Ribeiro, Maria Clara Oliveira Costa Nascimento, Mariana Helena Cunha Bochi e Lívia Beatriz Reversi Cordeiro.

Sistema de interface acessível para comunicação e automação residencial a pessoas com esclerose lateral amiotrófica.
Descrição: Desenvolvimento de um sistema de comunicação e automação residencial para pessoas com ELA (esclerose lateral amiotrófica), utilizando sensores mecanomiográficos e/ou rastreamento ocular. Com o sistema, objetiva-se que os usuários possam se comunicar e controlar recursos em seu quarto, como iluminação, temperatura, televisão e outros dispositivos eletroeletrônicos, por meio de comandos musculares ou movimentos oculares. O projeto está sendo realizado em parceria com departamento de fonoaudiologia da UNIVAS.
Pesquisadores: Nathalia Aparecida Almeida Costa e Vitor Torres Gonzaga.

Jogo sério para pré habilitação cirurgica e reabilitação muscular.
Descrição: Desenvolvimento do jogo MyoJump para reabilitação e fortalecimento muscular a fim de auxiliar no processo de condicionamento físico e de pré-habilitação cirúrgica de maneira descontraída. Estão sendo desenvolvidos o hardware para a captura dos biossinais e o software para criação de um ambiente de jogo interativo. Objetiva-se disponibilizar uma ferramenta de trabalho para profissionais da saúde e auxílio aos pacientes. O projeto em questão está sendo desenvolvido em parceria com o Centro Universitário de Valença - UNIFAA.
Pesquisadores: Eduardo Filhagosa Guimarães e Eduardo Pereira Valias.

Engenharia clínica, usabilidade e gestão de tecnologias médicas

Validação e otimização de sistemas IoT de monitoramento e alertas aplicados em ambiente hospitalar.
Descrição: Desenvolvimento de um sistema IoT para a integração dos projetos "Localiza - Monitoramento e geolocalização de materiais e máquinas em ambiente hospitalar", "Monitora – Monitoramento inteligente de temperatura de geladeiras e câmaras frias" e "Chamada - Sistema de chamada de enfermagem". Os projetos utilizam IoT para aprimoramento dos serviços de saúde no ambiente hospitalar. Serão realizados testes práticos para validar o funcionamento da integração no próprio ambiente hospitalar e recolher respostas dos dados para possíveis melhorias e otimizações. O projeto está sendo desenvolvido em parceria com a Santa Casa de Belo Horizonte.
Pesquisadores: João Antônio Pereira Barbosa, Marcos Henrique Barbosa Pereira e Richard Luiz Ribeiro Costa.