Sistema ABO

Os grupos sanguíneos ou sangüíneos foram descobertos no início do século XX (cerca de 1900), quando o cientista austríacoKarl Landsteiner se dedicou a comprovar que havia diferenças no sangue de diversos indivíduos. Ele colheu amostras de sangue de diversas pessoas, isolou os glóbulos vermelhos (hemácias) e fez diferentes combinações entre plasma e glóbulos vermelhos, tendo como resultado a presença de aglutinação dos glóbulos em alguns casos, e sua ausência em outros. Landsteiner explicou então por que algumas pessoas morriam depois de transfusões de sangue e outras não. Em 1930 ele ganhou o Prêmio Nobel por seutrabalho. trabalho.

 

Distribuição do fator Rh mundial.

Distribuição do fator Rh mundial.

 

Os resultados dos experimentos realizados por Landsteiner o levaram a sugerir o Sistema ABO. Ele considerou que havia três tipos de sangue: A, B e O. Outros cientistas identificaram um quarto tipo, nomeado AB. A diferença entre esse grupo de sangue deve-se à presença ou ausência, nas hemácias, de uma substância chamada Aglutinogênio A e B. Dependendo dessa substância na hemácia, existe no plasma uma substância chamada Aglutinina, que pode ser Anti-A e Anti-B.

 

Portanto os indivíduos do: Tipo A possuem nas hemácias aglutinogênio A e no plasma aglutinina Anti-B; Tipo B possuem nas hemácias aglutinogênio B e no plasma aglutinina Anti-A; Tipo AB possuem nas hemácias ambos os aglutinogênios (A e B) e no plasma não possuem aglutininas; Tipo O não possuem nas hemácias nenhum aglutinogênio (daí a sua designação de zero) e no plasma possuem aglutinina Anti-A e Anti-B; Atualmente sabe-se que existem outros antígenos na superfície das hemácias que também podem estar implicados em reacções hemolíticas transfusionais, exemplos destes são:

Da combinação entre o Sistema ABO e Factor Rh, podemos encontrar os chamados receptores e doadores universais. Logo os indivíduos do tipo AB são os Receptores Universais e os indivíduos do tipo O são os Doadores Universais. Pessoas que tiverem um sangue com Rh Negativo, não pode receber sangue com Rh Positivo. Confira a tabelha abaixo:

 

Consultando a tabela

Veja a tabela abaixo que demonstra a compatibilidade entre os tipos sangüíneos:

Imagem:Grupo Sanguineos Substancias.PNG

@ Entre em contato

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

+55 (35) 3471 9200

Escritório em São Paulo - SP - Brasil

WTC Tower, 18º andar - Conjunto 1811/1812

Av. das Nações Unidas, 12.551 - Brooklin Novo - 04578-903

+55 (11) 3043 6015 | inatel.sp@inatel.br