Projetos

Projetos em desenvolvimento

PROJETOS EM DESENVOLVIMENTO

  • ANDAR - ELETROESTIMULADOR FUNCIONAL DE BAIXO CUSTO PARA CORREÇAO DO (PÉ CAÍDO)

    Este projeto possui como proposta o desenvolvimento de um equipamento de eletroestimulação funcional para a correção do pé caído a partir da detecção da marcha.

     
  • ARMOTION - SUPORTE DE MEMBRO SUPERIOR AJUSTÁVEL PARA REABILITAÇÃO UTILIZANDO REALIDADE VIRTUAL

    Projeto desenvolvido em parceria com a Universidade Cidade de São Paulo (Unicid), que tem como objetivo elaborar um equipo de suporte regulável de membro superior para ser utilizado na reabilitação por meio de realidade virtual com feedback, contendo câmeras para análise dos movimentos de braço e mãos a fim de fornecer ao terapeuta o acompanhamento da evolução do tratamento.

     
  • ARO MAGNÉTICO

    O projeto consiste em um dispositivo, para ser instalado em auditórios, salas de aula, teatros e cinemas, que permite às pessoas com deficiência auditiva, que utilizam aparelhos auditivos, receber a voz do professor ou palestrante sem ruídos, entregando o som com maior qualidade.

     
  • BRAINCONTROL - CAPTAÇÃO DE SINAIS ELETROENCEFALOGRÁFICOS PARA SISTEMAS DE CONTROLE COM INTERFACE CÉREBRO MÁQUINA

    A proposta deste estudo é realizar a captação dos sinais de eletroencefalografia e utilizá-los para alimentar diferentes sistemas de controle, como próteses, órteses, cadeiras de rodas ou de automação residencial.

     
  • CICLOERGÔMETRO

    Busca-se o desenvolvimento de um cicloergômetro que possibilite a movimentação cíclica passiva de membros inferiores e superiores de indivíduos acamados ou em sedestação.

     
  • EXOESQUELETO PARA AUXÍLIO À REABILITAÇÃO DOS MEMBROS INFERIORES

    Este projeto tem como objetivo o desenvolvimento de uma órtese pneumática que se adapte ao paciente como um exoesqueleto para auxiliar na transição de sedestação para ortostatismo, facilitando o processo de reabilitação de membros inferiores.

     
  • EXTRAÇÃO DE CARACTERÍSTICAS DE FERIDAS POR MEIO DE PROCESSAMENTO DE IMAGENS

    Projeto realizado em parceria com a Universidade do Vale do Sapucaí (Univás). Consiste na criação de uma aplicação responsável por extrair características de imagens de feridas, como por exemplo, bordas, cálculo da área e tipos de tecidos.

     
  • ÓRTESE PARA AUXÍLIO À REABILITAÇÃO DOS MEMBROS INFERIORES

    Este projeto tem como objetivo o desenvolvimento de uma órtese pneumática que se adapte ao paciente como um exoesqueleto para auxiliar na transição de sedestação para ortostatismo, facilitando o processo de reabilitação de membros inferiores.

     
  • SENSEPRO - PRÓTESE DE MÃO ROBÓTICA

    A proposta do estudo é o desenvolvimento de uma prótese de mão de baixo custo, feita de plástico ABS em impressora 3D, cuja movimentação é feita por motores controlados pela atividade elétrica dos músculos remanescentes do próprio paciente e pelas informações de sensores de pressão, fornecendo também um feedback vibratório ao paciente.

     
  • REHABGAME - JOGO PARA REABILITAÇÃO DE MEMBRO SUPERIOR

    O trabalho em parceria com a Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL) refere-se ao desenvolvimento de um jogo utilizando Kinect® projetado para auxiliar a avaliação de movimentos e a reabilitação de membro superior de uma maneira lúdica e divertida de tratamento.

     
  • SENSOR PARA CINEMÁTICA DE MOVIMENTOS FINOS DAS MÃOS

    O propósito deste trabalho é o desenvolvimento de um sensor contendo 3 câmeras de infravermelho, dispostas em formato côncavo para aumentar a sensibilidade e o campo de visão, capazes de captar os movimentos finos das mãos. O sensor será utilizado em análises cinemáticas e em jogos sérios para reabilitação.

     
  • THREEMOVE - JOGO SÉRIO PARA REABILITAÇÃO DE MOVIMENTOS DE PINÇA

    O projeto é desenvolvido em parceria com a Universidade Cidade de São Paulo (Unicid), e propõe a criação de um jogo sério utilizando o sensor Leap Motion® para auxiliar na reabilitação do movimento de pinça. O sistema fornecerá o feedback ao terapeuta com informações sobre a angulação e a força do movimento.

     
  • TREINAMENTO NEUROLÓGICO POR REALIDADE VIRTUAL

    Este projeto objetiva a criação de jogos para óculos de realidade virtual capazes de realizar o treinamento cerebral para déficit de atenção e memória.

     
  •  

Projetos Finalizados

PROJETOS FINALIZADOS

  • BUS4BLIND

    Trata-se de um aplicativo para dispositivos Android® com o objetivo de auxiliar as pessoas com deficiência visual a se locomoverem utilizando ônibus por meio do GPS do celular.

     
  • SOFTWARE APLICATIVO DE ANÁLISE BIOMECÂNICA PARA A PRÁTICA ESPORTIVA AQUÁTICA

    O equipamento em desenvolvimento será acoplado a nadadores profissionais de alto rendimento durante seus treinos para indicar aos técnicos, informações como velocidade, força e precisão dos movimentos dos atletas.

     
  •  

@ Entre em contato

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

+55 (35) 3471 9200

Escritório em São Paulo - SP - Brasil

WTC Tower, 18º andar - Conjunto 1811/1812

Av. das Nações Unidas, 12.551 - Brooklin Novo - 04578-903

+55 (11) 3043 6015 | inatel.sp@inatel.br