Introdução

A Revolução Industrial, iniciada na Inglaterra no século XVIII, foi um conjunto de mudanças que propiciaram a implantação de medidas inovadoras, o que estimulou uma crescente demanda por tecnologias. Com isso, tornou-se cada vez mais comum a busca por inovações, especialmente no campo, visto as diversas dificuldades encontradas nesse meio. Dessa maneira, surgiu-se a ideia de criar o Agrointeltec, um software capaz de monitorar e descrever detalhadamente o rebanho, a fim de melhorar o controle do proprietário sobre sua produção.

Projeto

O Agrointeltec aborda a modernização no campo. Tal abordagem se justifica pela constante busca do homem para o desenvolvimento tecnológico. O propósito desta pesquisa é colocar em prática a modernização no meio rural a fim de facilitar tarefas e proposições do dia a dia por meio de um monitoramento e atuação nesses serviços. Diante disso, o projeto busca um controle mais tecnológico e moderno de fazendas agropecuárias que trabalham com vacas leiteiras, garantindo ao produtor um maior disponibilidade para realizar outras tarefas e ter um domínio maior sobre o capital investido.       

Image

Funcionamento

O Software, totalmente desenvolvido utilizando a linguagem Python, fundamenta-se no cadastro de diversos dados de bovinos, que auxiliam no controle e gestão do rebanho, por meio do usuário. As informações são inseridas através de inúmeras janelas projetadas para que os campos a serem preenchidos sejam diretos e claros, facilitando todo o processo. A partir do registro, as informações coletadas são armazenadas e organizadas em bancos de dados por meio do SQLite3, a fim de que fiquem previamente prontas para serem apresentadas ou alteradas caso haja necessidade. Além disso, os dados sobre os animais são tratados por intermédio de camadas de programação e lógica. Por fim, as informações são exibidas através de relatórios tanto em PDF quanto em Excel e por meio de gráficos. Em suma, o projeto consiste no cadastro, tratamento e exibição de uma forma simples, eficiente e acessível para todo tipo de produtor leiteiro.

Resultados

O software entrega uma performance simples, direta e eficiente. Contando com o apoio da tecnologia e dispensando os velhos instrumentos como o papel e planilhas. Espera-se que o projeto agilize e traga praticidade no meio rural para controle de bovinos, fornecendo uma melhor administração da propriedade. O projeto possui a possibilidade de atualizações periódicas, sempre trazendo melhorias e correções, dinamizando o software, a fim de que torne-se adaptado e eficaz para os diversos estilos de produção leiteira no país.

Curiosidades

O projeto surgiu através de diversas percepções de problemas vividos pelos integrantes do grupo, tendo como intuito, facilitar o manejo e controle de bovinos. Diante disso, a ideia teve o auxílio de diversos fazendeiros, que sentiam a necessidade da tecnologia no campo. A inovação trazida pelo trabalho foi a facilidade na etapa de manuseio de rebanho. Essa, veio para facilitar o produtor, permitindo que a tecnologia entre nas fazendas. A finalidade do nosso desenvolvimento é promover um ótimo desempenho em um menor tempo, possibilitando maior disponibilidade para desenvolver outros afazeres.