As histórias dos nossos ex-alunos que contamos em nosso Por Onde Anda, são sempre inspiradoras e saudosas. Gente que visualizou um futuro com o Inatel e com muito orgulho nós vamos atrás, para saber até onde essa visão os levou! Engenheiros e engenheiras que acompanhamos entrarem novinhos na faculdade, lá com seus 18 anos, e hoje com aquele olhar meio paternal, enxergamos nossos ensinamentos formando grandes profissionais, pessoas que fazem diferença para o mundo. 

Um desses nossos ex-alunos, o Epper Bonomo, formou-se em 1996 em Engenharia de Telecomunicações, hoje está na Claro Brasil como Gerente de Arquitetura de Soluções em Plataformas e, depois de uns anos longe da gente, Epper voltou para fazer o Mestrado por aqui. E a verdade é que o profissional deu um depoimento tão inspirador após a conclusão de sua pesquisa para dissertação, que não foi possível editá-lo... 

A pesquisa realizada pelo Epper teve um artigo científico premiado no Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC).

Foi o que expressei naquele momento, pois não imaginava que existissem pesquisadores ao redor do mundo repensando a Internet atual, construindo uma nova arquitetura do “Zero”, mas sem deixar de considerar os aprendizados da rede atual, pesquisas relacionadas ao tema e sendo flexível suficiente para suportar novos serviços. Sim! Esta é a NovaGenesis, uma arquitetura desenvolvida pelo Dr. Antônio Marcos Alberti, professor e pesquisador do Inatel, Santa Rita do Sapucaí, uma pequena e pacata cidade do sul de Minas, também conhecida com Vale da Eletrônica.

Uma arquitetura que reúne em seus ingredientes, tudo o que uma nova arquitetura precisa para suportar novos serviços incluindo cenários de IoT e sem deixar de lado o legado.

Esta nova arquitetura foi a principal motivação de meu artigo publicado no SBC-WPEIF2022, um dos mais importantes eventos científicos nacional sobre redes de computadores e sistemas distribuídos, e um dos mais concorridos na área de ciência da computação. Repleto de inovações e evoluções tecnológicas aproximando academia e indústria. Ela também é parte do trabalho da minha Dissertação de Mestrado comprovando a expansão da NovaGenesis em cenários de IoT utilizando comunicações LPWAN, desafio este proposto pelo professor Alberti.

Foram longos meses de pesquisa, desenvolvimento, teste, evoluções e recomeço, até que veio o tão esperado sucesso da convivência harmônica entre duas arquiteturas. A integração da NovaGenesis com uma arquitetura LoRa (Long Range) em um dispositivo IoT com baixa capacidade de processamento provou a capacidade da NovaGenesis em se adequar a outras rede sem perder sua essência.

Após um árduo trabalho realizado pelo meu companheiro de desenvolvimento Rodrigo Hilário, o prof. Alberti e Eu, comprovamos por meios de resultados satisfatórios que nossa proposta funcionou. Estes resultados foram registrados, publicados e apresentado à comunidade científica no SBRC no workshop WPEIF2022 pelo artigo “NovaGenesis Over LoRa in an IoT Scenario”.
Uma surpresa ainda maior para meu Orientador e eu viria em seguida, o reconhecimento de melhor artigo publicado no WPEIF2022. Não acreditei e às vezes acho que estou sonhando.
Agradeço ao apoio dado pelo prof. Flavio Silva (Federal University of Uberlândia – UFU – Brazil), que com toda sua paciência me suportou para que pudesse apresentar naquele workshop, faltam palavras para agradecer.
Ao meu orientador prof. Albeti, agradeço pela orientação, ensinamentos e insistência em buscar a perfeição nos trabalhos elaborados por seus alunos.

No início deste semestre o dia tão esperado, chegou, a Defesa da minha Dissertação. Uma bancada repleta de computadores, sensores entre outros, formavam o ambiente para uma apresentação completa, desde os slides preparados com muito carinho para demonstrar todas as etapas do projeto, assim com uma demonstração ao final desta defesa, fechando com chave de ouro esta etapa. Aos meus amigos de mestrado, colegas de trabalho, familiares e professores, só tenho a agradecer pela paciência e audiência. Foi uma experiência única, onde pude comprovar o quanto me preparei para aquele dia, conhecimentos que ficaram marcados no meu DNA.

Saio deste mestrado uma nova pessoa, um novo profissional, um novo pesquisador, um novo cientista, ... que além de tudo aprendeu neste mundo acadêmico, e viu a necessidade de valorizar a vida, família, amigos e o mais escasso dele “O Tempo”

Só tenho a dizer, valeu cada segundo.

Obrigado Inatel por me proporcionar mais uma vez tantas emoções e ser um alavancador em minha carreira!!”
O Inatel que agradece Epper! Olha, este tipo de testemunho faz valer a pena cada dia de trabalho, ensino e dedicação e, no nosso caso, já há 57 anos.
Epper Bonomo
Epper BonomoEx-aluno do Inatel
Graduado em Engenharia Elétrica com ênfase em Telecomunicações turma de 1996 e Mestre em Telecomunicações pelo Inatel