Com Karen Andrade Masseli

As vezes ouvimos críticas à criação de datas especiais homenageando as mulheres. Comentários questionando o destaque, pois além do tradicional Dia das Mulheres em 8 de março, também existe o Dia das Mulheres na Tecnologia, em 28 de abril. Porem esse movimento não surgiu por acaso, afinal o sexo feminino ainda ocupa relativamente poucas cadeiras nas faculdades e nos postos de trabalhos das empresas de tecnologia. E que não haja confusão, não se trata de militância ou qualquer manifesto, mas sim de um apontamento óbvio! Se faltam engenheiros para ocupar todas as vagas disponíveis nesse mercado, aumentar a fatia feminina reduziria logicamente este gap!

Mas a questão é, que quando as mulheres resolvem seguir a carreira em tecnologia, elas provam para o mundo o quanto deveriam ser cada vez mais incentivadas a se multiplicarem no segmento. Este é o caso da Karen Andrade, engenheira de telecomunicações, ex-aluna do Inatel. Com apenas 28 anos, nascida em Pouso Alegre, sul de Minas, e única engenheira de sua família.

Justino

As exatas nasceram com a Karen, aquele gostinho por desafios, por resolver problemas e por entender o funcionamento das coisas. O caminho mais natural seria a engenharia, a rota mais garantida, segundo a profissional, era o Inatel. “Ser a única engenheira da minha casa era outro desafio, eu exploraria algo totalmente novo na minha vida. Escolhi o Inatel por ser referência em Engenharia de Telecomunicações no Brasil, eu queria nascer engenheira em berço de ouro (modéstia à parte, rs), eu também pensava no destaque dos profissionais em nosso mercado de trabalho e nas histórias de sucesso que ouvia sobre os ex-alunos!"

Bom, hoje uma dessas histórias de sucesso, que estamos contando aqui, é da própria Karen (risos nossos também, rs!). O interessante é que mesmo tão decidida, a ex-aluna não estava tão certa de qual engenharia fazer, optou por Telecom, começou o curso e aí pronto: Você chegou ao seu destino – como diz o GPS.

A ex-aluna se formou no primeiro semestre de 2018, foi recrutada ainda na faculdade, inclusive em uma sala de aula, para o estágio na NCC Certificações (que sempre fazia seus processos seletivos dentro do Inatel). Friozinho na barriga a parte, mas claro que a Karen passou na primeira fase, foi conhecer o futuro chefe e, pasmem! Também era ex-aluno, com uma empresa repleta de outros ex-alunos (é a tal Máfia do Inatel...). Resultado: a profissional estava em casa.

Ela está por lá até hoje, atualmente como gerente de contas. Para cuidar do filho, a profissional optou por passar um ano e meio fora do mercado e acabou sendo recontratada pela empresa onde começou para o home office. Como grandes lembranças de seus tempos no campus, a engenheira recorda com orgulho ter sido a primeira mulher presidente do Diretório Acadêmico do Inatel. Lembra do café fervendo da Neide, na cantina, das festas pós provas (Pós-Cálculo I, II e III), dos projetos das Fetins (e não é que a Karen participou de todas?) e de tantas noites viradas estudando no Inatel, com direito a mais café e lanche no final.

DA Inatel

Entre o grande aprendizado com a responsabilidade do D.A. e os momentos de diversão, Karen guarda com carinho os amigos e as lembranças vividas com eles. “Mesmo que cada um esteja num lugar, mesmo que não nos falemos mais. Foi tudo muito divertido! Lembram do César? Que saudade! As festas que organizamos, eventos para arrecadar dinheiro para arcar com as contas, tive que promover algumas reformas no D.A. para renovar o Alvará, conversar com engenheira, arquiteta etc. Gerir um time, pessoas completamente diferentes umas das outras, delegar funções, organizar e executar ideias. Foi demais!"

Para a profissional de Telecomunicações, "o Inatel é uma casa onde a gente quer voltar, onde voltar é nostálgico e rever cada colega é um abraço quente no coração!"

Formatura
Karen Andrade Masseli
Karen Andrade MasseliEngenheira de Telecomunicações do Inatel