Crianças brincando durante evento para os funcionários do Inatel
Crianças brincando durante evento Pais e Filhos do Inatel
Depois que nossos filhos nascem, eles passam a ser a nossa prioridade máxima e grande parte dos nossos esforços, são direcionados para o bem-estar daquela criança indefesa, mas que carrega no seu primeiro sorriso ou balbucio uma força descomunal, capaz de “derrubar” qualquer um. A primeira preocupação que surge é:

“E agora, como será minha vida e minha rotina de trabalho, tendo alguém que depende 100% de mim?”. Lívia Liao

Principalmente para as mulheres, o medo e a insegurança são mais presentes, pois não é fácil se desvincular por algumas horas daquele ser adorável que cresceu em nosso ventre por 09 meses e nos últimos meses se transformou em nosso maior e mais desafiador projeto de vida.
Balança entre trabalho e família - Benefícios Inatel
Balança entre trabalho e família - Benefícios Inatel

Trabalhar em uma empresa que oferece assistência médica aos dependentes e licença maternidade e paternidade estendida sem dúvida é algo que faz a diferença. Quando minha filha tinha 04 meses, tempo que a legislação garante de licença maternidade, eu ainda teria mais 60 dias para ser exclusivamente mãe e estava tranquila, sabendo que o Inatel me apoiava naquele momento e entendia que é difícil para a mulher ficar longe do bebê ou deixá-lo aos cuidados de outra pessoa, pela necessidade de trabalhar. Para o homem, a licença paternidade de

15 dias permite que ele tenha maior conexão com o novo membro da família e que se adapte melhor ao papel de pai. Quando a primeira febre veio, eu pude contar com o atendimento médico particular e sair aliviada da consulta, com todas as orientações necessárias para a saúde da minha filha não fosse afetada.

Meu primeiro natal como mãe também foi celebrado junto ao Inatel, que promove o Natal das Crianças, evento em que os filhos de funcionários com idade entre 0 e 12 anos recebem um presente escolhido com muito carinho. É uma manhã deliciosa, onde encontramos o Papai Noel e seus ajudantes e podemos exibir nossa cria aos colegas de trabalho. Quem faz trabalho remoto, recebe o presente em casa, com uma cartinha do bom velhinho.
Nos dias de sol, as famílias dos Inatelinos se reúnem no campus para aproveitar o nosso clube exclusivo. Temos parquinho, um espaço colorido, seguro, inundado de alegria e risos de crianças, um local do Inatel, só para elas! Se estiver um dia quente, ainda é possível se refrescar na piscina infantil e dar as primeiras braçadas, para quem sabe, um futuro olímpico. As quadras de areia também são invadidas por baldinhos, panelinhas e carrinhos. Neste ano em específico, tivemos o Dia Feliz, um evento onde brincamos muito, tomamos sorvete, comemos pipoca, caçamos tesouro e construímos memórias realmente felizes, ao som do cantar dos pássaros e com cheiro de grama recém-cortada.
Pais e filhos brincando de colorir durante evento do Inatel
Pais e filhos brincando de colorir durante evento do Inatel
Uma ação fantástica promovida pelo Instituto recentemente foi a “Iniciação a Programação Básica”, para filhos de funcionários com idade de 12 e 13 anos. No projeto os futuros programadores puderam ter o primeiro contato com o mundo da programação, desenvolveram o raciocínio e a lógica de programação, aplicaram conceitos e desenvolveram algoritmos usando fluxograma. Num mundo onde o apagão da mão-de-obra especializada em tecnologia precisa de luz, esse flash é extremamente necessário. .
Outra coisa que valorizo muito são os eventos culturais que o Inatel promove. Temos um teatro incrível aqui no Campus e acredito que muitas crianças jamais teriam acesso à um espaço como esse, se não fosse pelo Inatel. Já vi musicais da Frozen, apresentações impecáveis de balé e concertos de música acompanhada da minha filha, que mal piscava para não deixar nada passar sem ser totalmente absorvido por sua curiosidade. As crianças que se interessam pelo mundo das artes têm a possibilidade de fazer curso de teatro, aulas de dança e quem sabe, estar no palco no próximo espetáculo.
Pais e filhos brincando de colorir durante evento do Inatel
Pais e filhos brincando de colorir durante evento do Inatel

Ser criança é a melhor fase da nossa vida, pena que a gente só aprende isso depois que cresce. É reconfortante trabalhar em uma instituição onde a criança é respeitada, incentivada a se desenvolver e explorar um mundo de possibilidades para tornar-se um adulto seguro e com bons valores.

Lívia Pizzolato Liao
Lívia Pizzolato Liao
Especialista de Recursos Humanos do Inatel