TECNOLOGIA EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

  • O Curso

    O Tecnólogo em Automação e Controle Industrial é um profissional da área da engenharia voltada ao controle de processos industriais, que reúne princípios da mecânica, eletrônica e computação para fazer um processo manual tornar-se semi-automático ou totalmente automático. Para tal, utiliza elementos sensores, sistemas de controle, sistemas de supervisão e aquisição de dados.

     

    Este profissional atua na implantação, operação, especificação, supervisão de processos ligados à automação industrial, gerenciamento de grupos de trabalho e elaboração de orçamentos nas indústrias, visando à melhoria contínua dos processos de produção, qualidade, flexibilidade e competitividade.

     

    Período noturno | 3 anos | 120 vagas anuais | Título: Tecnólogo

     
  •  
  • Áreas de Atuação

    Áreas de Atuação

    • Inovações Tecnológicas e melhorias: nos sistemas convencionais de produção, propondo e implantando novas técnicas fundamentadas na automação; otimização de malhas de controle de processos industriais.
    • Instalação, configuração, operação e manutenção: Em softwares de supervisão e controle, aquisição de dados e controle de máquinas; de sistemas de uma planta industrial; em equipamentos de automação industrial e residencial; em sistemas que apresentem Comando Numérico Computadorizado; em sistemas de comando e controle de sistemas pneumáticos e hidráulicos aliados à eletroeletrônica; de controlador lógico programável (CLP).
    • Consultoria: de serviços e vendas de sistemas de automação industrial e residencial.
    • Assessoraria: nos processos de compra, elaboração de programas e requisitos para a aquisição e verificação de bens, orçamentos, serviços e equipamentos, sistemas e partes de sistemas de automação industrial.
    • Análise e avaliação: dos impactos ambientais e econômicos das soluções propostas, com foco na sustentabilidade; estudos de controle de qualidade, comercialização, instalação, ensaios, otimização, calibração, manutenção e reparos de equipamentos e sistemas de automação industrial; acompanhar o desenvolvimento tecnológico nas áreas de automação industrial e das tecnologias agregadas a este campo do conhecimento, organizando-os e disponibilizando-os para a comunidade.
    • Produção Técnica: realizar produções técnicas especializadas sob a supervisão e direção de engenheiros; empregar ferramentas matemáticas e físicas para entender como funcionam, de forma adequada, sistemas de automação industrial; participar da elaboração, modificação, avaliação, verificação da adequação e cumprimento de normas relacionadas a sistemas de automação industrial.
    • Recursos Humanos e Processos - Conduzir trabalhos técnicos em equipes e grupos de trabalho nas empresas, atuando na gestão de recursos humanos e processos.
  • Mercado de Trabalho

    Mercado de Trabalho

    Em todo o mundo, o uso de sistemas automatizados nos processos produtivos é elevado e necessário para empresas que desejam reduzir seus custos e aumentar a produtividade e qualidade de seus produtos. No Brasil o setor está aquecido e carente de mão de obra qualificada, tendo o profissional uma diversidade grande de áreas de atuação a escolher.

    Programas e eventos demandam um esforço de todos os setores da área de automação industrial, como a Copa do Mundo de 2014, as Olimpíadas de 2016, as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, a exploração do pré-sal (óleo e gás), metalurgia, siderurgia, automobilística e alimentícia.

    Outras oportunidades estão nas áreas de redes industriais (fieldbuses), instrumentação industrial e sistemas inteligentes são alguns exemplos de áreas muito pouco exploradas no Brasil e que carecem de profissionais de boa qualidade e formação.

    Os campos com maior demanda para este profissional são: óleo e gás (devido ao pré-sal), metalurgia, siderurgia, automobilística e alimentícia. As áreas de redes industriais (fieldbuses), instrumentação industrial e sistemas inteligentes também são exemplos de áreas muito pouco exploradas no Brasil e que carecem de profissionais de boa qualidade e formação.

  • Grade Curricular

    {{ped.periodo}}º Período:

    Carga Horária: {{ativ.cargahoraria}}
    Tipo: {{ativ.tipo}}
    Créditos: {{ativ.creditos}}
    Ementa: {{ativ.ementa}}
    Total de Horas: {{ ped.totalcargahoraria }}

 
 

DEPOIMENTOS

  • "O curso de tecnólogo em automação industrial está me proporcionando muito conhecimento técnico. É um curso de extrema qualidade, com professores qualificados e com uma estrutura com equipamentos e laboratórios de qualidade e eu como aluno no último período do curso de tecnologia em automação industrial já me sinto preparado para entrar no mercado de trabalho e pronto para colocar os meus conhecimentos em prática que eu adquiri durante o curso todo."

    Marcos Vinicius Carvalho, ex-aluno do Inatel.

  • "O curso de tecnologia da automação não apenas propiciou meu retorno a indústria como também meu bom desempenho nela. Por ter tido aulas com professores qualificados e sendo as disciplinas voltadas ao ambiente industrial não tive dificuldades de adaptação, e a forma de raciocínio desenvolvido em sala auxiliam na resolução dos problemas cotidianos. "

    Anderson Dias de Oliveira, ex-aluno do Inatel.

@ Entre em contato

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

+55 (35) 3471 9200

Escritório em São Paulo - SP - Brasil

WTC Tower, 18º andar - Conjunto 1811/1812

Av. das Nações Unidas, 12.551 - Brooklin Novo - 04578-903

+55 (11) 3043 6015 | inatel.sp@inatel.br