ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO

  • O Curso

    Desde 2012, o Inatel oferece o Curso de Engenharia de Controle e Automação, que atende uma demanda de vários setores - elétrico, eletrônico, telecomunicações, petrolífero, mineração, automobilístico, celulose, ferroviária, entre outras áreas. A grade do curso de Engenharia de Controle e Automação combina matemática, física, mecânica, eletroeletrônica, informática e telecomunicações, além de disciplinas ligadas ao meio ambiente, saúde, direito e empreendedorismo. Com inúmeras atividades práticas, em laboratórios com alta tecnologia, o aluno aprende a desenvolver, a projetar, a analisar e a controlar máquinas operadas eletronicamente. Também pode trabalhar com sistemas robóticos, sistemas elétricos e de controle industrial, predial e comercial.

     

    Período integral e noturno | 5 anos | 120 vagas anuais | Título: Bacharel

     
  •  
  • Áreas de Atuação

    Áreas de Atuação

    • Empresas e indústrias que utilizam sistemas automatizados: Realizar e coordenar estudos de viabilidade, projetos, construção, controle de qualidade, comercialização, instalação, ensaios, otimização, calibração, manutenção e reparos de equipamentos e sistemas de controle para automação industrial, materiais e componentes de maquinário industrial e sistemas inteligentes aplicados à automação industrial.
    • Indústrias e máquinas de dispositivos de controle e automação industrial: Assessorar nos processos de compra, elaboração de programas e requisitos para a aquisição e verificação de bens, serviços e equipamentos, sistemas e partes de sistemas de tecnologia de controle e automação.
    • Normas Técnicas: Participar da elaboração, modificação, avaliação, verificação da adequação e cumprimento de normas relacionadas à tecnologia de controle e automação.
    • Segurança do Trabalho: Realizar e coordenar o planejamento, a organização, a verificação de adequação a usos e normas de segurança, de instalações relacionadas à tecnologia de controle e automação em unidades industriais, além de equipes de trabalho.
    • Consultoria: Realizar e dirigir programas e tarefas de investigação e consultorias na área de Engenharia de Controle e Automação.
    • Área acadêmica: Realizar pesquisa acadêmico-científica e tecnológica na área de Controle e Automação e outros que lhe sejam conferidos pelo respectivo conselho de classe.
  • Mercado de Trabalho

    Mercado de Trabalho

    Toda indústria, atualmente, tem alguma forma de automação, desde um sistema simples aos mais elaborados e complexos. Isso facilita para que esse engenheiro encontre vagas em qualquer setor da cadeia de suprimentos, pois ele é contratado pelas empresas para atuar no projeto e desenvolvimento de novos sistemas que visem a aumentar a produtividade de uma indústria e a qualidade dos produtos. Os setores de petróleo e gás, manufatura, mineração e metalurgia são tradicionais empregadores deste profissional.

    Duas novas áreas apresentam grande potencial: indústria portuária e a domótica (pesquisa e desenvolvimento de automação de rotinas e tarefas domésticas). O Sul, o Sudeste e a região da Zona Franca de Manaus são os principais centros de emprego. Mas, as regiões Nordeste e Centro-Oeste estão em franca expansão e são boas áreas para se atuar.

  •  
  • Grade Curricular Integral

    {{ped.periodo}}º Período:

    Carga Horária: {{ativ.cargahoraria}}
    Tipo: {{ativ.tipo}}
    Créditos: {{ativ.creditos}}
    Ementa: {{ativ.ementa}}
    Total de Horas: {{ ped.totalcargahoraria }}
  •  
  • Grade Curricular Noturno

    {{ped.periodo}}º Período:

    Carga Horária: {{ativ.cargahoraria}}
    Tipo: {{ativ.tipo}}
    Créditos: {{ativ.creditos}}
    Ementa: {{ativ.ementa}}
    Total de Horas: {{ ped.totalcargahoraria }}

 
 

DEPOIMENTOS

  • "O curso de Controle e Automação possui uma vasta área de atuação para o profissional. Pode trabalhar no setor de energia, óleo & gás, siderurgia, mineração, alimentícia, entre outros. O diferencial do curso do Inatel é a estrutura de laboratório, com equipamentos modernos e um corpo docente extremamente qualificado."

    Coordenador do curso, Prof. Alexandre Baratella Lugli

  • "O curso de Engenharia de Controle e Automação do Inatel é totalmente voltado para as expectativas que o mercado tem sobre os engenheiros deste seguimento. Já que há um grande enfoque nas matérias especificas e nas atividades práticas durante a graduação. E além do profissionalismo acadêmico, professores e coordenação têm com os alunos uma relação de companheirismo e amizade. Fazendo assim, com que o curso tenha grande destaque no cenário nacional."

    Caroline Gabriele da Fonseca Macedo, aluna do Inatel

@ Entre em contato

Inatel - Instituto Nacional de Telecomunicações

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

+55 (35) 3471 9200

Escritório em São Paulo - SP - Brasil

WTC Tower, 18º andar - Conjunto 1811/1812

Av. das Nações Unidas, 12.551 - Brooklin Novo - 04578-903

+55 (11) 3043 6015 | inatel.sp@inatel.br