Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Inatel vence competição internacional de solução em 5G

Inatel ewinegc CRR jun2017 2As pesquisas iniciadas há cerca de três anos pelo Centro de Referência em Radiocomunicações do Inatel receberam um importante reconhecimento internacional durante a Conferência Europeia sobre Redes e Comunicações - EuCNC'2017, realizada em Oulu, na Finlândia, neste mês de junho. O Transceptor Flexível MIMO-GFDM para redes 5G foi premiado com o primeiro lugar no eWINE Grand Challenge, uma competição realizada pelos organizadores do projeto europeu Elastic Wireless Networking Experimentation, que tem como objetivo propor soluções flexíveis para atender as implementações de soluções para 5G.

O projeto foi apresentado pelo coordenador de pesquisa do CRR, professor Dr. Luciano Leonel Mendes, e competiu na fase final com outros seis projetos, todos de instituições europeias. O Inatel desenvolveu todas as funcionalidades do transceptor empregando linguagem descritiva de hardware e empregou a plataforma disponibilizada pela Universidade Tecnológica de Dresden (Alemanha), que integra o consórcio eWine, para a demonstração. “É uma versão do sistema de comunicação que está sendo desenvolvido pelo Inatel, utilizando uma modulação totalmente inovadora. Não existe outro modem MIMO-GFDM no mundo. Tudo o que estava dentro do modem foi desenvolvido pelo Inatel em parceria com a Universidade Tecnológica de Dresden”, afirmou Luciano.

Inatel ewinegc CRR jun2017 7A complexidade da solução chamou a atenção dos participantes do EuCNC'2017, que reúne pesquisadores de todo o mundo que puderem conferir a apresentação do modelo de modem durante todo o evento, realizado entre os dias 12 e 15 de junho. “A repercussão foi grande e aproximou o Inatel de importantes instituições de pesquisa”. De volta ao Brasil, agora a equipe de pesquisa do Inatel trabalha na evolução do transceptor. “Já inovamos na questão da modulação e agora iniciamos a melhora na camada de codificação, vamos utilizar um código com desempenho muito superior ao que estamos empregando hoje”, explicou o coordenador de pesquisa do CRR.

CRR
O Centro de Referência em Radiocomunicações (CRR) do Inatel iniciou as atividades em fevereiro de 2015, criado em parceria com o antigo Ministério das Comunicações e recursos do Funttel (Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações). Desde então, pesquisas, capacitações e disseminação de conhecimento na área são realizadas com a participação de cerca de 40 pesquisadores. Por meio do CRR, cerca de 500 pessoas já passaram por cursos gratuitos de curta duração sobre 5G, mais de 120 artigos científicos na área foram publicados, houve o depósito de três patentes e está em desenvolvimento o modem 5G que, em breve, deve passar por testes de campo.

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

Telefone +55 (35) 3471-9200

Whatsapp +55 (35) 99951-8800